URGENTE: Defesa Civil emite alerta laranja para Tijucas e região de Florianópolis

Rio Tijucas está em alerta para risco alto de inundações por conta da previsão de chuva volumosa em Santa Catarina

URGENTE: Defesa Civil emite alerta laranja para Tijucas e região de Florianópolis

Reprodução / USP

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja para uma série de municípios, incluindo Florianópolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, São José, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas. O alerta, válido para as próximas 2 horas, foi emitido devido à previsão de temporais com raios, rajadas de vento e potenciais alagamentos.

Já às 22:51 de 17/05, observações adicionais alertaram para temporais isolados com raios e rajadas de vento em diversas regiões, incluindo o Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, estendendo o risco por mais 4 horas.

A formação e o avanço de uma frente fria estão impactando o estado, trazendo tempo encoberto e chuvoso para toda a região. A previsão indica chuvas intensas e volumosas para o sábado (18), com acumulados que podem variar entre 80 e 120 mm, especialmente nas áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, entre outras. Não se descarta a possibilidade de chuvas ainda mais volumosas.

As condições climáticas adversas aumentam o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações, especialmente nas regiões citadas. A temperatura deve se manter baixa, com sensação de frio predominante, principalmente entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, com temperaturas abaixo dos 15°C.

Na hidrologia, os principais rios do estado apresentam níveis estáveis nesta manhã de sexta-feira, mas espera-se que as chuvas causem elevações significativas ao longo do fim de semana. O risco de inundação e de enxurradas é muito alto para o sábado, especialmente nos rios Itajaí, Biguaçu, Tijucas, entre outros.

Moradores das áreas afetadas devem manter-se alertas e seguir as orientações da Defesa Civil. Em caso de ocorrências, os números para contato são 199 ou 193.