URGENTE: PRF escolta maquinários e trabalhadores para o Morro dos Cavalos

Morro dos Cavalos ainda permanece bloqueado nos dois sentidos NORTE e SUL! SEM PREVISÃO PARA LIBERAÇÃO. São ao menos 4 pontos com deslizamentos.

URGENTE: PRF escolta maquinários e trabalhadores para o Morro dos Cavalos

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Excelente notícia para quem está há mais de 12h aguardando pela liberação do Morro dos Cavalos, em Santa Catarina. A enxurrada registrada na noite e madrugada de sábado para domingo provocou graves transtornos naquela região. Segundo informações do Conexão GeoClima, parceiros do Jornal Razão, uma estação próxima, em Palhoça, registrou mais de 500mm de chuvas nos últimos dias naquela região, comprometendo o solo e causando um grande deslizamento de terra.

ATENÇÃO: Receba as atualizações gratuitamente pelo WhatsApp em tempo real. Clique aqui e entre no grupo do Jornal Razão!

A BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça/SC, está totalmente bloqueada. Agora, maquinários das autoridades responsáveis, incluindo Autopista Litoral Sul e DNIT, estão em deslocamento até o local, com escolta da Polícia Rodoviária Federal.

Enquanto isso, a alternativa é o usuário que segue sentido Porto Alegre desviar pelo km 228 e prosseguir até o km 215 da BR-101/SC, para acessar a BR-282/SC. Já o usuário que segue sentido Curitiba deve desviar pelo km 236 da BR-101/SC, para acessar a BR-285/SC. 

Não recomendamos desviar pela SC-108/SC que passa por Tubarão, Gravatal, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis e Rancho Queimado, pegando a BR-282/SC, sentido Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. São 23 km de estrada de chão entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. O risco de deslizamento de terra é altíssimo.

A recomendação de desvio é pegar a BR-282/SC no município de Palhoça/SC e seguir até Urubici/SC, descer em direção a Bom Jardim da Serra/SC, acessar a Serra do Rio do Rastro e prosseguir em direção ao litoral. Embora possa demandar um pouco mais de combustível, esta rota é mais eficaz e segura para você, motorista, e sua família.

Em vídeo enviado para o Jornal Razão na manhã deste domingo, um caminhoneiro relata que companheiros 'de rodagem', ou seja, outros trabalhadores do segmento de transporte rodoviário de cargas, também estão enfrentando a mesma situação lastimável enquanto aguardam por uma ajuda que nunca chega.

"Nos encontramos aqui no Morro dos Cavalos, desde ontem às 20h e um pouquinho, e ninguém diz nada, nem DINFRA, nem DNIT, ninguém fala nada. Essa é a situação. Sem janta, sem café, sem banho, sem local para fazer as devidas necessidades, se encontra carros com famílias, crianças, ônibus. Estamos aí. Previsão de liberação? Não tem. Então, torcer que a chuva pare, que o pessoal entre com o maquinário aí para começar a remover essas pedras aí pra todo mundo seguir seu destino", desabafou o homem. Assista ao vídeo: