Morre a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos

Artista, que também era cantora e apresentadora, estava internada com quadro de pneumonia

Morre a atriz Lolita Rodrigues, aos 94 anos

Divulgação / TV Globo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A renomada atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, faleceu neste domingo aos 94 anos. Internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, Paraíba, Lolita lutava contra uma pneumonia. Desde 2015, a artista residia na capital paraibana, acompanhada por sua filha, a médica Silvia Rodrigues.

Sua carreira artística teve início nas ondas do rádio, onde se destacou como cantora em programas de calouros nos anos 40. Sua trajetória foi marcada por sucessos e prêmios, principalmente na Rádio Tupi, onde consolidou sua carreira.

Lolita Rodrigues desempenhou um papel fundamental na história da televisão brasileira, marcando presença na primeira transmissão ao vivo da TV Tupi. Substituindo Hebe Camargo, ela interpretou o hino da TV brasileira, uma composição do maestro Marcelo Tupinambá com letra de Guilherme de Almeida, na estreia da emissora em 18 de setembro de 1950.

Nascida em Santos, São Paulo, em março de 1929, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite - seu nome de batismo - teve uma carreira brilhante. Atuou em novelas de grande sucesso como "Sassaricando", "Terra Nostra", "Kubanacan" e "A Muralha" (1954). Seu talento também foi evidenciado em programas humorísticos como "Zorra Total" e "TV de Comédia", além da sua última atuação em "Viver a Vida" (2009).

A despedida da atriz será em uma cerimônia de cremação reservada à família. A morte de Lolita Rodrigues representa uma perda significativa para o cenário artístico nacional, marcando o fim de uma era gloriosa na televisão e no entretenimento brasileiros.