"A ponte do Perequê pode ser reaberta", garante prefeito de Bombinhas

Polêmica interdição da ponte entre Porto Belo e Itapema causa pedido de socorro de moradores para políticos de cidades vizinhas

"A ponte do Perequê pode ser reaberta", garante prefeito de Bombinhas

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que tem entre seus membros as cidades de Porto Belo e Itapema, tenta trabalhar em conjunto para resolver a questão da ponte do Perequê, que foi interditada e tem causado transtornos aos moradores e prejuízos aos comerciantes da região.

Técnicos da Associação, incluindo engenheiros e arquitetos, estiveram no local acompanhados do prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dallago Muller, o Paulinho, e afirmam que é possível liberar o trânsito de automóveis de pequeno porte, pedestres e ciclistas, enquanto medidas de reforço estrutural na ponte são executadas. A proposta é semelhante às ações tomadas nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que passaram por situações parecidas, mas mantiveram o tráfego durante os trabalhos de reforço.

No entanto, a situação tem gerado tensões entre as autoridades locais. O prefeito de Bombinhas, Paulinho, presidente da AMFRI, foi ameaçado por um secretário da Prefeitura de Itapema após ser procurado por moradores e comerciantes insatisfeitos com a interdição da ponte. Eles buscam apoio para encontrar soluções e minimizar os impactos econômicos e sociais na região.

"O maior retrato de que a ponte pode sim ser reaberta é o fato de que uma tubulação pesando mais de uma tonelada passa pelas laterais da ponte, sendo que o que poderia fazer a ponte ceder é justamente o peso nas laterais. Se fosse mesmo pra dizer que a ponte está condenada, precisaria imediatamente retirar essa água que passa por ali", diz Paulinho. 

Em resposta à situação, moradores e comerciantes realizaram uma manifestação na divisa entre Porto Belo e Itapema, na ponte do Perequê, intitulada "1º de Abril: Dia dos Políticos de Porto Belo e Itapema". Eles alegam que a interdição só ocorreu devido à negligência das autoridades locais e cobram providências urgentes.

O Exército foi autorizado a construir uma ponte temporária, mas até agora, nenhuma ação concreta foi tomada, apenas promessas. O prefeito Paulinho visitou o local com dois técnicos e afirmou: "A ponte do Perequê pode ser reaberta", garantindo que esforços podem ser feitos para resolver o problema o mais rápido possível.