"Bota pra capinar": prefeito catarinense toma medida contra moradores de rua

"Aquele que quer trabalhar, a gente encaminha para o mercado de trabalho. O vadio vai embora dessa cidade", afirmou

"Bota pra capinar": prefeito catarinense toma medida contra moradores de rua

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma abordagem para resolver a questão dos moradores de rua em Criciúma, Santa Catarina, o prefeito Clésio Salvaro (PSD) tem adotado uma retórica contundente, enfatizando a necessidade de trabalho para aqueles que vivem nas ruas. 

Durante declarações recentes, Salvaro explicitou sua visão sobre o assunto, recorrendo a uma linguagem direta: "Coloca ele capinar e cortar a grama hoje. E o vadio vai embora dessa cidade".

O prefeito defende a ideia de que a reintegração social desses indivíduos pode ser alcançada por meio do trabalho, mencionando ações específicas como a limpeza de áreas públicas e a manutenção de espaços abandonados que frequentemente servem de abrigo para a população de rua. 

"Aquele que quer trabalhar, a gente encaminha para o mercado de trabalho. O vadio vai embora dessa cidade", afirmou Salvaro, destacando que a prefeitura tem locais de trabalho destinados para essas pessoas.

Além disso, o prefeito fez referência a iniciativas de cadastramento para oportunidades de emprego e a parcerias com a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social. Esses esforços conjuntos visam não apenas a limpeza e organização da cidade, mas também o tratamento e recuperação de indivíduos com doenças ou dependências químicas, demonstrando um enfoque multifacetado para o problema.

Salvaro também comentou sobre a resistência encontrada em algumas frentes à sua abordagem, sugerindo que críticos das políticas municipais poderiam participar mais ativamente na solução do problema: "Dei uma filmadinha aqui, ó. Isso ô, aonde tiver casas assim abandonadas... Que servem de abrigos para moradores de rua. Toque a máquina e acabe os moradores de rua que quiserem trabalhar". 

Com essas palavras, o prefeito reitera seu compromisso em transformar a realidade desses cidadãos e da cidade como um todo, através de medidas práticas e inclusivas.

A cidade vem enfrentando desafios significativos relacionados à presença de moradores em situação de rua, incluindo questões de segurança pública com o aumento de furtos, além de problemas de limpeza urbana devido ao acúmulo de lixo pelas ruas. 

Esses problemas têm gerado desconforto e preocupação entre os moradores e comerciantes locais, impulsionando a busca por soluções eficazes que possam não apenas melhorar a qualidade de vida na cidade, mas também oferecer oportunidades para que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam reverter sua condição atual.

Além disso, Criciúma destaca-se como uma das cidades que mais geram emprego em Santa Catarina, refletindo um dinamismo econômico que contribui bastante para o desenvolvimento regional. 

A cidade possui um setor industrial forte, com ênfase na mineração de carvão, cerâmica e têxtil, além de um comércio e serviços em expansão. Esse cenário propício à geração de empregos ressalta o contraste com a situação dos moradores de rua e sublinha a importância das iniciativas da administração municipal para integrar esse segmento da população ao mercado de trabalho, aproveitando o potencial econômico local para fomentar inclusão social e produtiva.