Eleito presidente da AMFRI, Paulinho destaca prioridades e desafios de sua gestão

Ele enfatizou que suas prioridades, sem dúvidas, são a saúde e a mobilidade urbana

Eleito presidente da AMFRI, Paulinho destaca prioridades e desafios de sua gestão

Arquivo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Eleito presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Paulo Henrique Dalago Müller (DEM), prefeito de Bombinhas, deu uma entrevista ao Jornal Razão comentando sobre a importância da entidade, que é responsável pelo levantamento das questões político-institucionais internas dos municípios que compreende.

A AMFRI compreende 11 municípios ( Balneário Camboriú; Balneário Piçarras; Bombinhas;  Camboriú;  Ilhota; Itajaí; Itapema; Luiz Alves; Porto Belo; Navegantes) e é de suma importância para defender os objetivos em comum entre os mesmos.

Paulinho comentou sobre a importância da integração entre as cidades, principalmente quando o assunto é saúde, mobilidade, turismo e cultura. Para ele, como presidente da entidade, estes são os pontos principais de interesse em comum.

Questionado sobre a mobilidade urbana, mais especificamente sobre a BR-101, Paulinho deu razão aos moradores e turistas que reclamam do trânsito entre as cidades. Ele afirmou que entende que muitos visitantes deixam de vir à região por isso, preferindo ficar em cidades como Barra Velha, Itapoá ou, até mesmo, São Francisco. Por isso, esse tema está em destaque em sua lista de prioridades.

"Uma das prioridades é o destravamento da BR-101. Temos que fazer com que a Arteris Litoral nos dê outras (opções) né, que as construções dessas marginais entre os municípios tenham uma celeridade maior, porque já existe isso em outras cidades do Brasil", disse Paulinho. 

O prefeito também comentou sobre a mobilidade intermunicipal, que deve ser trabalhada, assim como em países de primeiro mundo. 

Em primeiro lugar na lista de prioridades está a saúde. Para Paulinho, esse assunto, sem dúvidas, não pode ser deixado para depois. Em sua concepção, os hospitais públicos da região estão sucateados. 

"A gente tem que integrar os municípios, construir referências regionais de saúde, a gente tem que botar a mão nos hospitais Marieta (Itajaí) e Ruth Cardoso (BC) e fazer com que o estado e o governo federal abracem a nossa região e consigam enxergar seu potencial econômico, e que hoje está deixando a desejar por conta do atendimento de saúde", declarou. 

Por fim, Paulinho também falou sobre o movimento na cidade de Bombinhas neste período de Carnaval, que foi, para ele, surpreendente. A expectativa é que, até o momento, quase dois milhões de pessoas tenham passado pela cidade. 

Outro ponto mencionado foi a tentativa de ligação entre Bombinhas e a BR-101, que, para ele, seria a primeira entrada, já que "uma cidade que recebe dois milhões de turistas não pode ficar assim". 

"Está evoluindo. Temos questões ambientais e estamos esperando uma audiência pública com o Ministério Público Federal nos próximos dias para que as exigências impostas possam ser cumpridas ou um termo definido", concluiu.