Reprodução / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Supremo Tribunal Federal (STF), passou por sabatina no Senado Federal nesta quarta-feira (21). O evento contou com a presença de diversos senadores, incluindo Jorge Seif (PL-SC).
Durante a sabatina, Seif destacou a importância do notável saber jurídico, um dos requisitos constitucionais para a ocupação do cargo. Em seu entendimento, Zanin atende a essa exigência.
"O senhor tem notável saber jurídico? Ora, tem opiniões contrárias, mas eu entendo que o senhor advogou numa causa que um presidente da República estava inelegível, o presidente da República estava preso, o presidente da República tinha seus direitos políticos cassados e hoje é presidente da República. Então, na minha opinião, não sou jurista, não sou advogado, sou administrador de empresas, o senhor, com seu trabalho, com sua competência, ainda que haja divergências… O senhor tem, sim, notável saber jurídico, e o senhor conquistou essa vaga e essa confiança do presidente da República", declarou Seif.
As referências de Seif remetem ao papel de Zanin como advogado de defesa de Lula durante os processos da operação Lava-Jato que resultaram na prisão do então ex-presidente.
Embora os próximos passos dependam das respostas de Zanin durante a sabatina e do voto da oposição, a confiança já parece ser um dado adquirido. "Mas, independentemente do voto da oposição, ele já é ministro e ninguém quer se indispor com quem vai ficar 28 anos como ministro", concluiu o senador, indicando a possível longevidade de Zanin na posição para a qual foi indicado.