Sob Lula, Brasil bate recorde de mortes por dengue

Deputado nordestino apelidou Lula de ‘Presidengue’ e levou um boneco com o rosto do petista para a Câmara Legislativa de Pernambuco, em meio a explosão de casos de mortes pela doença no Brasil.

Sob Lula, Brasil bate recorde  de mortes por dengue

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante o mandato de Lula, Brasil atinge recorde de mortes por dengue, e o número pode ser o dobro.

Em 2024, o Brasil registrou 1.116 mortes por dengue, batendo um novo recorde. A contagem pode aumentar, pois 1.807 mortes ainda estão sob investigação.

O Brasil agora tem o maior número de mortes por dengue em um ano desde que os registros começaram, em 2000. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.116 mortes nas primeiras 13 semanas de 2024. Este número é maior que o total do ano passado, de 1.079 mortes.

Contudo, o número real pode ser ainda maior. O ministério informa que mais 1.807 mortes estão sendo verificadas. Até a 11ª semana de 2024, o Brasil teve mais casos que nos anos anteriores. Até agora, mais de 2,9 milhões de casos prováveis foram relatados, ultrapassando o recorde anterior de 1,6 milhão em 2015.

São Paulo tem o maior número de mortes por dengue este ano, com 220. É seguido pelo Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Goiás e Rio de Janeiro.

Mas a contagem em São Paulo é maior. O estado relata 221 mortes, uma a mais que o número do Ministério da Saúde. Essa diferença provavelmente será atualizada em breve.

Recentemente, os casos de dengue diminuíram na maior parte do Brasil. A atualização de abril do Ministério da Saúde mostra números estáveis ou em queda em 20 regiões. Ainda assim, a recomendação é manter a vigilância contra o mosquito Aedes Aegypti.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu mais 21.655 doses da vacina contra a dengue. Essas serão destinadas à região da Grande Florianópolis, mirando jovens de 10 a 14 anos. Inicialmente, 19 cidades receberão as vacinas, com mais distribuições planejadas.

A expansão visa aumentar o acesso à vacinação e acelerar a aplicação das doses. Atualmente, não há previsão de ampliar para outras regiões do estado. O objetivo é vacinar 90% do público elegível de 77.926 crianças e adolescentes na área.

João Augusto Brancher, um oficial de saúde, insta os pais a se atentarem para os detalhes da vacinação. Ele destaca o papel da vacinação ao lado de medidas preventivas, como eliminar água parada. Embora nem todos possam ser vacinados, é um passo crucial na luta contra a dengue.

As vacinas contra a dengue são administradas em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A estratégia visa reduzir internações e mortes.

Cidades de Santa Catarina previstas para receber a vacinação incluem Florianópolis, São José, entre outras, totalizando 19 localidades. São elas:

Florianópolis – 7.785 doses São José – 4.293 doses Palhoça – 4.150 doses Biguaçu – 1.359 doses Tijucas – 960 doses Santo Amaro da Imperatriz – 462 doses São João Batista – 602 doses Governador Celso Ramos – 290 doses São Pedro de Alcântara – 85 doses Antônio Carlos – 212 doses Canelinha – 244 doses Paulo Lopes – 158 doses Garopaba – 505 doses Águas Mornas – 101 doses Nova Trento – 204 doses São Bonifácio – 36 doses Angelina – 86 doses Rancho Queimado – 60 doses Anitápolis – 63 doses

A administração de Lula gastou 61% menos em anúncios de prevenção à dengue do que a de Bolsonaro. O financiamento caiu de R$31,6 milhões em 2022 para R$12,2 milhões em 2023, em meio ao pior surto de dengue da história do Brasil.

A redução está vinculada a menores esforços do governo para orientar a população sobre medidas preventivas, normalmente promovidas por campanhas na mídia. O orçamento de 2023 para campanhas de dengue foi o mais baixo desde 2019, decidido pelo Ministério da Saúde, liderado por Nísia Trindade, que enfrenta críticas de diversos lados.