ALERTA: Tijucas tem caso confirmado de raiva animal

Caso foi registrado no início deste mês de dezembro

ALERTA: Tijucas tem caso confirmado de raiva animal

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

No início deste mês de dezembro, Tijucas registrou um caso de raiva em um animal. Em resposta, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) iniciou um chamado urgente para a vacinação de animais herbívoros em propriedades rurais.

A ação preventiva busca proteger a saúde animal e humana, dado que a raiva é uma doença viral fatal sem cura ou tratamento.

Para mais informações, os moradores de Tijucas e regiões próximas podem acessar o site da Cidasc (www.cidasc.sc.gov.br). Lá, encontrarão detalhes sobre a raiva, as práticas de vacinação recomendadas e as medidas a serem adotadas para garantir a sanidade dos animais.

ENTENDA SOBRE A DOENÇA

A raiva animal é uma doença viral que afeta mamíferos, incluindo humanos, e representa uma séria ameaça à saúde pública e animal. Causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, a raiva é transmitida principalmente através da mordida de animais infectados, como cães, morcegos, gatos e animais silvestres.

Os sintomas da raiva em animais incluem mudanças comportamentais, agressividade, paralisia e morte. Nos seres humanos, os sintomas são fatais uma vez que aparecem, destacando-se a febre, dor de cabeça, excesso de salivação, espasmos musculares, paralisia e delírios. A transmissão ocorre quando a saliva de um animal infectado entra em contato com feridas abertas ou mucosas.

A principal medida de prevenção contra a raiva é a vacinação de animais domésticos, especialmente cães e gatos. A vigilância epidemiológica e o controle de animais silvestres e semidomésticos também são essenciais para prevenir surtos da doença. Em áreas rurais, a vacinação de animais de grande porte, como cavalos e gado, é igualmente importante.

A educação pública sobre como evitar mordidas de animais e o manejo seguro de animais suspeitos de ter raiva são fundamentais. Isso inclui evitar o contato com animais selvagens e reportar casos suspeitos às autoridades de saúde.

No Brasil, a legislação exige a vacinação anual de cães e gatos contra a raiva. A não vacinação pode resultar em multas e outras penalidades. A raiva é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitida de animais para humanos, ressaltando a importância da prevenção e controle eficazes para proteger a saúde pública.

A raiva, embora controlada em muitas regiões, ainda representa um risco significativo em áreas onde a vacinação animal não é efetivamente implementada. O compromisso contínuo com as práticas de prevenção e controle é muito importante para a erradicação da doença.