Após mortes de bebês, Balneário Camboriú tem ‘crise na saúde’ com demissões em massa

Pediatras do Hospital Municipal Ruth Cardoso teriam apontado condições insustentáveis, levando a demissões em massa e questionamentos sobre a gestão da saúde.

Após mortes de bebês, Balneário Camboriú tem ‘crise na saúde’ com demissões em massa

Reprodução/ O Janelão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Denúncias apontam que a situação da saúde pública em Balneário Camboriú atingiu um ponto crítico, com pedidos de demissão em massa da equipe de pediatras do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC). 

As alegações indicam que a decisão foi motivada por condições de trabalho insustentáveis, agravadas por problemas estruturais e pela crescente pressão sobre os profissionais de saúde.

Relatórios internos sugerem que os médicos já vinham enfrentando dificuldades há meses, incluindo a falta de recursos humanos e materiais essenciais, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e suprimentos médicos. 

Um pediatra, que preferiu não se identificar, teria descrito a situação como "insuportável", destacando que a pressão sobre a equipe tem se intensificado, especialmente com a repercussão pública de qualquer falha.

A insatisfação da equipe médica também estaria ligada a intervenções políticas que, segundo as denúncias, teriam prejudicado ainda mais o ambiente de trabalho no hospital. 

Há informações de que a administração municipal estaria ciente desses problemas, mas não teria tomado medidas eficazes para resolvê-los.

A crise ganhou ainda mais destaque após a morte recente de dois bebês no hospital. Um dos casos está sob investigação, levando à exumação do corpo da criança para determinar as causas do óbito. 

A denúncia foi levantada pelo O Janelão. Segundo o Portal, até o momento, nem a prefeitura nem a direção do HMRC teriam se pronunciado sobre as denúncias. 

O Jornal Razão entrou em contato com a prefeitura da cidade, reforçando os questionamentos. Nesta segunda-feira (2), o município enviou uma nota em resposta:

“A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a empresa responsável pela Pediatria do Hospital Municipal Ruth Cardoso optou por não dar continuidade ao contrato de prestação de serviços.

O contrato se encerrará no dia 30 de setembro. Durante esse período, a empresa continuará prestando os serviços na Pediatria, assegurando a assistência integral e o atendimento com pediatras 24 horas por dia.

Um novo processo de contratação já foi iniciado, visando à seleção de uma nova empresa para assumir a Pediatria do hospital.

Lamentamos a disseminação de informações inverídicas sobre o tema e reafirmamos nosso compromisso com a verdade, com a saúde e com o bem-estar da comunidade.

É revoltante que, em razão do processo eleitoral, uma rede de desinformação tem sido criada para beneficiar a velha política, que aposta na disseminação do caos em busca de votos sem se preocupar em prejudicar a cidade.

Seguimos firmes na defesa da transparência e da responsabilidade pública”,

Fonte: O Janelão