Bombeiros de SC são pioneiros em protocolo de atendimento para autismo

Iniciativa pioneira busca garantir atendimento digno e respeitoso a pessoas com TEA

Bombeiros de SC são pioneiros em protocolo de atendimento para autismo

Reprodução/G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) anunciou a criação de um protocolo específico para o atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa diretriz é pioneira no Brasil e visa preparar os socorristas para lidar com as particularidades desses atendimentos.

O tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC, destacou a importância de um protocolo sensível, adaptado e inclusivo. Segundo ele, o objetivo é garantir que cada pessoa com TEA seja tratada com dignidade e respeito.

“Esse protocolo é um passo importante para assegurar que cada pessoa com TEA seja tratada com a dignidade e o respeito que merece, independentemente de suas características particulares,” afirmou.

A elaboração do protocolo contou com a colaboração do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e levou um ano para ser concluída.

Agora, os 2,6 mil bombeiros militares do estado terão acesso a essa diretriz, que foi distribuída internamente.

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e tem sido cada vez mais diagnosticado. A Organização Mundial da Saúde estima que existam 70 milhões de pessoas com o transtorno no mundo, sendo 2 milhões apenas no Brasil. 

Diante da suspeita de TEA, a recomendação é buscar ajuda profissional, como psicólogos ou psiquiatras, para uma avaliação completa e orientação adequada. Após o diagnóstico, existem terapias e estratégias disponíveis para lidar com as dificuldades do transtorno.


Com informações do G1.