Como ajudar seu filho a controlar suas dificuldades de atenção e hiperatividade

Doutora Cristiani Soares Vieira, de Itapema, explica e dá dicas para os papais e mamães. Confira!

Como ajudar seu filho a controlar suas dificuldades de atenção e hiperatividade

Reprodução / Arquivo pessoal

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Se você é pai ou mãe de um filho com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é compreensível que você queira ajudá-lo a controlar suas dificuldades de atenção e hiperatividade. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Estabeleça uma rotina consistente: Crianças com TDAH se descobrem mais tranquilas e organizadas quando têm uma rotina clara e consistente, incluindo horários regulares para comer, brincar, estudar e dormir.

Dê instruções claras e simples: Forneça instruções claras e simples para ajudar seu filho a se concentrar e evitar distrações.

Encoraje o uso de listas e planejamentos: Ajudar seu filho a criar listas e planejamentos pode ajudá-lo a se concentrar e a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente.

Fomente a prática de atividades que exigem concentração: Encourage seu filho a participar de atividades que exigem concentração, como leitura, jogos de tabuleiro ou desenhos.

Fale sobre as estratégias que funcionam: Converse com seu filho sobre as estratégias que funcionam para ele controlar suas dificuldades de atenção e hiperatividade.

Dê feedback positivo: Reconheça e elogie as conquistas e esforços de seu filho, ajudando-o a desenvolver sua autoestima e motivação.

Trabalhe com profissionais de saúde: Consulte um médico ou psicólogo para avaliar a situação de seu filho e obter mais informações e suporte. Na minha clínica, em Itapema, já ajudamos milhares de pais e mães na luta por uma melhor qualidade de vida para suas crianças. Para conhecer a Clínica Estímulos, clique aqui. 

Lembrando que cada caso de TDAH é único, e o tratamento pode incluir medicamentação, terapia comportamental e outros tipos de tratamento. É importante que você trabalhe com profissionais de saúde para avaliar a situação de seu filho e encontrar a melhor abordagem para o tratamento.

Ajudar seu filho a controlar suas dificuldades de atenção e hiperatividade pode ser um desafio, mas com paciência, amor e apoio, você pode ajudá-lo a ter sucesso e a desenvolver sua confiança e autoestima.