Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.
O caso foi identificado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, sendo o paciente atendido por serviços de saúde locais do Paraná, onde foi a óbito no mês de abril de 2024. O Ministério da Saúde recomenda a investigação dos óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.
Durante a investigação, foi estabelecido que o local provável da transmissão foi em Santa Catarina, uma vez que o paciente teve registro de viagem ao Estado.
Neste momento Santa Catarina não investiga outros casos suspeitos de óbito pela doença. Os municípios com maior número de casos confirmados são Luiz Alves (65), Botuverá (35) e Blumenau (09). Santa Catarina registra um total de 140 casos confirmados até o momento.
Sobre a doença
A Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmiti do porartrópodes ) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. O Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir de amostras de sangue de animais silvestres durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente nos estados da região Amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela). A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente pela picada do maruim.
Veja as cidades com casos confirmados em SC
Antônio Carlos – 2 casos
Benedito Novo – 1 caso
Blumenau – 9 casos
Botuverá – 35 casos
Brusque – 7 casos
Corupá – 3 casos
Guabiruba – 1 caso
Guaramirim – 1 caso
Ilhota – 5 casos
Jaraguá do Sul – 1 caso
Luiz Alves – 65 casos
São Martinho – 1 caso
Schroeder – 7 casos
Tijucas – 2