Ação contra a corrupção: Polícia Civil realiza prisões em Santa Catarina

Operação Profusão avança com detenções e buscas, mirando agentes públicos e cúmplices em esquema no DETRAN/SC

Ação contra a corrupção: Polícia Civil realiza prisões em Santa Catarina

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta terça-feira (6), a Polícia Civil de Santa Catarina, atuando através da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (3ª DECOR), iniciou a terceira fase da Operação Profusão. Esta etapa da operação incluiu a execução de 11 mandados de busca e apreensão, além de 3 mandados de prisão, nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul. O foco das ações é desmantelar um esquema criminoso envolvendo agentes públicos do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SC) e cidadãos comuns.

Os crimes investigados abrangem falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva, violação de sigilo funcional e corrupção ativa. Essas acusações se conectam a uma série de delitos já apurados nas fases anteriores da Operação Profusão, que visam combater a corrupção dentro do DETRAN/SC.

Entre os detidos na operação desta terça estão um advogado, uma funcionária do DETRAN e uma pessoa não vinculada ao órgão, mas que supostamente colaborava com as atividades ilícitas do grupo. A ação ainda incluiu buscas em locais associados a outros indivíduos suspeitos de participarem do esquema.

Para a realização da operação, a Polícia Civil mobilizou equipes da Diretoria da Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC), da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), de diferentes DECORs e da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Joinville. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Joinville, também acompanhou as diligências, garantindo a observância das prerrogativas legais.

Esta fase da Operação Profusão é um desdobramento direto das investigações anteriores, reforçando o compromisso das autoridades em erradicar práticas corruptas e ilegais que comprometem a integridade de instituições públicas em Santa Catarina.