Ação de prevenção à violência escolar apreende adolescente em Florianópolis

Operação aconteceu nesta segunda-feira (15) e também cumpriu dois mandados de busca e apreensão domiciliar

Ação de prevenção à violência escolar apreende adolescente em Florianópolis

Reprodução/ G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) conduziu uma operação nesta segunda-feira (15) em Florianópolis, cumprindo dois mandados de busca e apreensão domiciliar e um de internação provisória de um adolescente. Conforme informações divulgadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a operação integra um conjunto de medidas preventivas de monitoramento com o objetivo de identificar pessoas que possam estar tramando atos violentos em escolas estaduais.

A 15ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital está dando suporte às investigações do CyberGaeco, que conta com a colaboração de outras entidades, incluindo o Laboratório de Operações e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Em paralelo, uma outra operação está sendo realizada em Itajaí, no Litoral Norte. Esta envolve a execução de um mandado de busca e apreensão domiciliar contra um indivíduo suspeito de cometer crimes de estupro de vulnerável e de produzir e armazenar conteúdo pornográfico infantil.

Segundo o MPSC, ambas as operações visam à "proteção dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente".

A investigação foi instigada por dados fornecidos pela Polícia Federal, através da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos, relacionados ao abuso sexual de crianças.