“Achei que era o fim do mundo”: tempestade assusta moradores em São João Batista

"Olha, foi assustador, tá? Pelo barulho, pensei que nossa casa fosse cair", disse uma moradora.

“Achei que era o fim do mundo”: tempestade assusta moradores em São João Batista

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma tempestade intensa em São João Batista, na tarde de terça-feira (13), gerou pânico entre os moradores e provocou estragos significativos em diversas partes da cidade. O fenômeno natural, que atingiu especialmente o bairro Ribanceira do Sul, resultou em árvores e postes caídos, destelhamento de residências e danos a edificações públicas. Em resposta imediata, a Defesa Civil local anunciou a ativação do novo número de emergência 199 para facilitar o contato e o atendimento das ocorrências.

A equipe de resgate, composta por membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, está em regime de plantão, trabalhando continuamente na remoção de obstáculos e garantindo a segurança dos afetados. Relatos de moradores destacam o susto causado pelo barulho e a força da tempestade, que levou a comunidade a acreditar que suas casas poderiam ser destruídas.

"Olha, foi assustador, tá? Pelo barulho, pensei que nossa casa fosse cair", disse uma moradora.

O coordenador da Defesa Civil de São João Batista informou que, além dos prejuízos já mencionados, três edificações públicas, incluindo escolas, foram afetadas. O secretário de educação está ciente dos danos e está coordenando as ações de reparo. As autoridades locais também prestaram assistência em vias públicas, removendo árvores caídas que atingiram residências.

A Defesa Civil alerta a população para o risco de acidentes ao tentar reparar ou remover estruturas danificadas sem o devido cuidado. Solicita-se que qualquer nova ocorrência ou residência atingida seja reportada à Defesa Civil pelo telefone de emergência ou pelo WhatsApp disponibilizado.

Este evento climático ocorre em um contexto de onda de calor que tem afetado a região nos últimos dias, com o município sob alerta laranja para possíveis desastres naturais. A situação é monitorada atentamente pelas autoridades, que permanecem em regime de plantão para responder a qualquer emergência.

Para esta quarta, a previsão do tempo em São João Batista indica chuvas moderadas ao longo do dia, com temperaturas oscilando em torno de 22°C. A umidade relativa do ar deve permanecer elevada, e os ventos, de direção sudeste, podem atingir rajadas de até 31 km/h. A visibilidade pode ser reduzida devido às condições climáticas. A expectativa é de que o tempo permaneça instável, com altas chances de precipitação durante a tarde.