Agendas são retiradas de circulação em universidade de SC após suposta associação ao nazismo

Alunos da Universidade Estadual de Santa Catarina identificaram imagens que lembravam símbolos nazistas e denunciaram

Agendas são retiradas de circulação em universidade de SC após suposta associação ao nazismo

Reprodução/ G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) recolheu um lote de agendas destinadas à comunidade acadêmica de Florianópolis, após estudantes identificarem imagens que lembravam símbolos nazistas. Vale ressaltar que qualquer alusão ou associação ao nazismo é considerada um crime, conforme a lei brasileira.

As agendas, que foram produzidas pelo Centro de Arte da Udesc (Ceart), deveriam ser distribuídas entre funcionários, estudantes e prestadores de serviço. Elas possuíam gráficos e design baseados nas iniciais do Ceart, mas após uma desconstrução das letras e uma montagem visual, alguns interpretaram a figura resultante como um símbolo nazista.

Os membros responsáveis pela produção das agendas, incluindo Daiane Dordete, diretora do Ceart; Anelise Zimmermann, chefe de comunicação da biblioteca da Udesc; e Heloíse Guesser, encarregada da comunicação do Ceart, afirmaram que qualquer associação ao nazismo foi inadvertida e infeliz. Eles expressaram seu pesar pela situação e negaram qualquer intenção de provocar tal associação.

Zimmermann refletiu sobre o incidente, declarando: "Nos sentimos muito desapontadas. Eu mesmo me pergunto como não vi isso. Estou tentando relembrar todo o processo. Trabalhamos nesse projeto no ano passado."

A Universidade do Estado de Santa Catarina emitiu um comunicado oficial esclarecendo que, devido à polêmica gerada em torno do design das agendas, todas foram recolhidas para correção. O comunicado também reiterou o compromisso da universidade com a cultura de paz, afirmando que a Udesc Ceart optou por recolher as agendas devido à percepção do problema. Veja o pronunciamento:

"O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que a Agenda Permanente Ceart, produzida para os servidores, estudantes e terceirizados, foi recolhida dos pontos de distribuição para a retirada de uma página cujo grafismo está gerando uma associação controversa.

Entre os elementos do projeto gráfico está a utilização das letras que compõem a marca CEART, formando diversas padronagens. Por uma infelicidade, uma destas padronagens levou a uma associação que não corresponde à realidade do projeto, e que não havia sido percebida durante o desenvolvimento do material. Sensível a esta questão, e reafirmando seu compromisso com a cultura de paz e a não-violência, a Udesc Ceart optou por recolher as agendas para a correção deste problema.

As agendas estarão disponíveis novamente para retirada a partir do dia 15 de maio nos departamentos (para estudantes de graduação e professores), secretarias de pós-graduação (estudantes de pós-graduação) e Direção Geral (técnicos e terceirizados). Aqueles que já retiraram o material podem substituí-lo na sala da Direção Geral.

Conforme página introdutória da agenda, a Udesc Ceart reafirma seu desejo de "formar pessoas capazes de contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil, de forma crítica e construtiva. Profissionais comprometidos e comprometidas com as necessidades sociais, que atuem com respeito a toda e qualquer diversidade, seja de raça, credo, classe social, gênero ou orientação sexual, colaborando para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária".


Com informações de G1.