Divulgação/ Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Um novo ciclone extratropical, semelhante ao recente que resultou em mais de 30 mortes no Rio Grande do Sul, deve afetar a região Sul durante o feriado do 7 de Setembro. De acordo com Wanderson Luiz Silva, meteorologista da UFRJ, este fenômeno climático formará entre quinta e sexta-feira (8) avançará rapidamente até o oceano.
O meteorologista destacou que a formação de dois ciclones extratropicais seguidos é comum nesta época do ano. A principal razão para sua formação é a significativa variação de temperatura na superfície, influenciada pelo fenômeno El Niño.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, salientou que a passagem do novo ciclone será rápida. Chuvas que podem superar os 100 mm e potencial ocorrência de granizo são esperados. Contudo, a expectativa é que o tempo comece a melhorar no Rio Grande do Sul na tarde de sexta-feira.
O primeiro ciclone já se deslocou para o oceano, deixando, além das mortes, cerca de 5.000 deslocados de áreas de risco no Rio Grande do Sul. Uma frente fria relacionada ao ciclone está se movendo pelo país, chegando ao Sudeste e Centro-Oeste, com previsão de chuva para os litorais do Rio e São Paulo nesta quarta-feira. No entanto, a frente deve se afastar rapidamente, trazendo sol e calor para a região Sudeste no final da semana.