Animal ferido em suposta farra do boi é resgatado em Bombinhas

Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (21), quando dois carros estavam tentando cercar o animal, que já apresentava sérios ferimentos

Animal ferido em suposta farra do boi é resgatado em Bombinhas

Reprodução/ PM

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um boi ferido e debilitado foi encontrado na Rua Sanhaço, em no bairro de Bombas, em Bombinhas, na manhã deste domingo (21), pela Polícia Militar. Segundo relatos, um veículo Saveiro e um Clio Branco estavam tentando cercar o animal antes das autoridades chegarem ao local. No caso, a suspeita é que se trate de uma ocorrência da farra do boi.

Conforme a ocorrência, a guarnição da PM foi acionada para o local após a denúncia de uma transeunte, que observou a ação suspeita dos automóveis ao redor do bovino e decidiu entrar em contato com as autoridades. 

Chegando ao local, os agentes encontraram o animal em estado de debilidade, mostrando sinais de ferimentos, particularmente nas patas. Ele também não tinha o brinco de identificação que é normalmente colocado em gado.

Segundo a PM, considerando a necessidade de manter a segurança do trânsito local, pois o boi estava correndo em direção à Avenida Falcão, a guarnição decidiu escoltar o animal até um local seguro, uma rua sem saída. As viaturas foram posicionadas de maneira a prevenir que ele voltasse ao fluxo de pessoas e veículos, enquanto aguardavam a chegada de uma equipe especializada.

Posteriormente, o GOR compareceu ao local e assumiu a responsabilidade de cuidar do boi, que foi levado para um local seguro. Os responsáveis pela tentativa de encurralar o animal, porém, ainda não foram identificados e a polícia continua investigando o caso. 

ENTENDA SOBRE FARRA DO BOI

Farra do boi é uma prática que consiste em perseguir, espancar e mutilar um boi, geralmente em locais públicos, como ruas e praças. No ritual, o boi é visto como o representante de Judas, o traidor de Cristo, e a simbologia religiosa faz com que os farristas tenham carta branca e atuem sem culpa contra o animal.

A tradição criada por portugueses se iniciou na Ilha de Açores (Portugal) e foi trazida ao Brasil há duzentos anos, ganhando popularidade entre os cristãos. Os portugueses colonizaram a cidade de Governador Celso Ramos, região de Santa Catarina, e o evento com bases religiosas faz alusão a “malhar o Judas”. No início, se chamava Boi de Corda ou Boi de Laço, e mais tarde veio a ser denominada Farra do Boi, numa forma de abrasileirar a cultura. Atualmente, percebe-se que as fundamentações religiosas do ritual se perderam pelo tempo e apenas a “festa” com intuito de entre ter é o principal motivo para que continue acontecendo. Embora o ato tenha uma origem de cunho cultural, a prática é proibida por lei desde 1997.

A prática ainda é encontrada em algumas regiões do país, apesar das campanhas de conscientização e das punições previstas em lei.

COMO DENUNCIAR?

Existem várias formas de comunicar às autoridades sobre a prática ilegal. Os moradores podem acionar o 190, ou denunciar através do aplicativo PMSC Cidadão. A Polícia Militar também conta com telefones de cada unidade da corporação, além do CIDASC, pelo número: 0800-644-8500.

Além disso, quem é participante da rede de vizinhos, também consegue conversar com o policial que trabalha no despacho de ocorrências da PM. Também é válido tentar contactar a GOR, que prontamente entrará em contato com o CIDASC.

MULTA

A multa para quem pratica a "farra do boi" em território catarinense está prevista na Lei nº 17.902 e pode chegar a R$10 mil para promotores e divulgadores, além de R$1 mil para cada um dos demais participantes identificados. O descumprimento da lei também gera penalidades previstas nas legislações federais.