Blumenau confirma primeira morte por dengue em 2024

A vítima, Ercy Balbinote, de 77 anos, faleceu no dia 11 de março, mas a confirmação foi feita nesta segunda (18), após exames

Blumenau confirma primeira morte por dengue em 2024

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A primeira morte por dengue em Blumenau foi confirmada nesta segunda-feira (18). A vítima, Ercy Balbinote, de 77 anos, faleceu no dia 11 de março, mas a confirmação da doença só foi possível após a conclusão dos exames.

A idosa estava internado na UTI do Hospital Santo Antônio desde 28 de fevereiro, após ser encaminhado pelo SAMU. Antes de sua internação, ele havia recebido atendimento médico em duas ocasiões no posto de saúde Armando Odebrecht, localizado no bairro Itoupava Central.

Atualmente, a cidade enfrenta um surto de dengue, com oito pacientes internados em UTI e outros 11 em enfermaria. 

Os bairros Progresso, Itoupava Central e Itoupava Norte são os mais afetados, apresentando o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti. Diante da situação, a prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, manchas pelo corpo, perda de apetite, náuseas e vômitos. 

A prevenção envolve medidas para evitar a proliferação do mosquito, como eliminar água parada, manter os ambientes limpos e usar repelentes.