Blumenau terá 150 seguranças armados nas escolas

Medida de segurança foi tomada após a tragédia em creche que terminou com quatro crianças mortas

Blumenau terá 150 seguranças armados nas escolas

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O sábado (15) foi de treinamento para os vigilantes que vão atuar nas unidades municipais de educação de Blumenau. Já uniformizados, os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos, que começam nesta segunda-feira (17). Ao todo serão 150 postos de vigilância.

Neste primeiro momento, serão 50 seguranças armados com armas de fogo e 100 sem armas de fogo. Porém, a partir da próxima segunda-feira (24), todos os seguranças estarão armados com armas de fogo, segundo a Prefeitura de Blumenau.

Além dessa medida, o Plano de Contingência está sendo feito pela Secretaria de Defesa Civil junto com outros órgãos de proteção. Após elaboração e discussão, ele será apresentado em até 60 dias para as unidades escolares. A Administração Municipal pretende, ainda, ampliar a equipe multidisciplinar e levá-la para dentro das escolas. Serão profissionais como psicólogos e assistentes sociais.

Um levantamento também foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. A equipe de gestão está trabalhando na compra dos equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias.

No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades, que estarão interligadas com a Polícia Militar e equipes da prefeitura por meio da Central de Controle Operacional (CCO). Ainda, os botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades; eles também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar.

Os levantamentos de muro e cercamentos já estão ocorrendo em 24 unidades. Todas as escolas e creches, segundo o prefeito, receberam a revisão de estrutura física para verificar possíveis vulnerabilidades das unidades. “Estamos fazendo todo o processo dentro da legalidade. Não temos como contratar e fazer todas as ações de forme emergencial. Isso precisa ser um trabalho técnico e jurídico”, explica.