Bombeiro e 'cãopanheiro' de Itapema ajudam em operação de socorro no RS

Dupla se uniu ao grupo de bombeiros de SC na última quarta (6) para prestar socorro nas áreas mais afetadas no Rio Grande do Sul

Bombeiro e 'cãopanheiro' de Itapema ajudam em operação de socorro no RS

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após a passagem do ciclone que deixou dezenas de mortos no Rio Grande do Sul, 32 bombeiros militares de Santa Catarina, incluindo o cabo Genivan Küll e seu cão Nick, de Itapema, foram mobilizados na última quarta-feira (6) para prestar socorro nas áreas afetadas. A ação, que ocorre em cidades como Lajeado, Muçum e Cruzeiro do Sul, visa auxiliar as vítimas do desastre natural.

Com a situação se agravando, o governo catarinense, atendendo a um pedido de auxílio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), autorizou o envio imediato de recursos e pessoal. Já na sexta-feira (8), após avaliação das demandas locais, reforços foram deslocados, intensificando as operações.

O CBMSC mobilizou equipes de Força-Tarefa de diversas regiões, como Itajaí, São José e Xanxerê. O suporte aéreo, crucial para tais operações, ficou a cargo da aeronave Arcanjo 01, pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas.

Outro reforço veio com a inclusão de três binômios na operação na sexta-feira. Estas duplas, formadas por um bombeiro militar e um cão de busca, incluem nomes como o 3º sargento Jacques Douglas Romão e o cão Bravo, de Blumenau, e o cabo Matheus Premoli com o cão Bono, de Araranguá.

O arsenal da missão é extenso: além dos já citados 32 militares e três cães de busca e resgate, a equipe dispõe de cinco embarcações, seis viaturas 4x4, um caminhão 4x4, uma viatura F250 especialmente adaptada para operações com cães e uma mini-escavadeira.


Com informações de Visor Notícias