Bombeiros contam como foi o resgate de líder sindical afogado em Itapema

Edilberto Carvalho, presidente do Sinpoc, morreu após ser arrastado pelo mar neste domingo (3)

Bombeiros contam como foi o resgate de líder sindical afogado em Itapema

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Corpo de Bombeiros divulgou novos detalhes sobre o resgate de Edilberto Santos Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e do Papel de Otacílio Costa (Sinpoc), que faleceu após se afogar na Meia Praia, em Itapema, na tarde deste domingo (3).

De acordo com o relatório, a guarnição do ASU-307, juntamente com o coordenador de praia de Itapema, foi acionada para uma ocorrência de arrastamento de três pessoas na Rua 321, próximo ao molhe. No local, confirmou-se que se tratava de dois arrastamentos, envolvendo um casal, enquanto a filha estava na areia.

Os guarda-vidas conseguiram resgatar a esposa de Edilberto do mar, mas ele submergiu e foi localizado próximo à Praia do Perequê, do outro lado do molhe.

Edilberto foi retirado da água em grau 6 de afogamento pelos guarda-vidas, e foi iniciado o procedimento de reanimação cardiopulmonar na faixa de areia com o auxílio do equipamento Lucas de Porto Belo. Posteriormente, a guarnição avançada do SAMU de Itapema assumiu a ocorrência, ministrando medicação e entubando o paciente no local. 

O helicóptero Arcanjo também esteve presente, prestando apoio à ocorrência.

Apesar dos esforços de reanimação que duraram mais de uma hora, o médico do SAMU declarou o óbito de Edilberto Santos Carvalho. O corpo ficou aos cuidados da guarnição de Porto Belo até a chegada do Instituto Médico Legal (IML).

As viaturas envolvidas no atendimento foram ASU-307, ASU-473, ABTR-67, ATM-178, ARCANJO-03 e JET ITAPEMA.