Chefão do Comando Vermelho é preso em operação em Itapema

Facção tinha R$ 37 milhões em apartamentos, imóveis, automóveis e embarcações de luxo em Santa Catarina

Chefão do Comando Vermelho é preso em operação em Itapema

Reprodução / PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Federal e a Polícia Militar realizou na manhã desta terça-feira (18) uma grande operação no estado de Santa Catarina, com o objetivo de combater o tráfico de armas, drogas e lavagem de dinheiro. A operação, denominada Facção Litoral, cumpre 15 ordens de prisão e 28 mandados de busca e apreensão em nove cidades do estado, incluindo Balneário Camboriú e Florianópolis. Cerca de 150 policiais estão mobilizados para cumprir as ações.

Entre os presos, está B.S.S., um dos chefes do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil, oriunda do Rio de Janeiro. B.S.S. foi detido em um apartamento no Edifício Exclusive Place, localizado na Rua 108B, em Itapema. A polícia também apreendeu o veículo que o autor utilizava, uma BMW X6 com placas BXP2G57, que também estava com mandado de busca e apresentação.

Além das prisões e apreensões, a operação também cumpre 12 mandados de sequestro de imóveis e 36 mandados de sequestro de veículos e embarcações, totalizando mais de R$ 37 milhões em bens. Entre os bens sequestrados, está uma Ferrari. Contas bancárias de 32 pessoas físicas e jurídicas também estão sendo bloqueadas pela manhã, com valores ainda a serem apurados.

A organização criminosa em questão atua nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas possui integrantes em Santa Catarina, onde a operação está sendo realizada em cidades do litoral e do Médio Vale do Itajaí. Os mandados estão sendo cumpridos em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, Florianópolis, todas no Litoral, e em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí.

O inquérito que levou à operação teve início com a apreensão de armas em rodovias brasileiras que saíam do estado. Entre elas, a Polícia Rodoviária Federal encontrou 35 pistolas e 6 fuzis no Rio de Janeiro. Além disso, foram apreendidos 700 kg de cocaína, 350 kg de maconha e 45 kg de crack. A operação Facção Litoral representa um duro golpe no crime organizado, com a prisão de um dos líderes do Comando Vermelho e a desarticulação de parte da sua rede criminosa.