Ciclone em SC provoca interdições e inundações no Alto Vale do Itajaí

Ações emergenciais estão em curso após inundações e deslizamentos de terra durante a noite desta terça (11)

Ciclone em SC provoca interdições e inundações no Alto Vale do Itajaí

Imagem: Defesa Civil

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na noite de terça-feira (11), o ciclone extratropical que atinge Santa Catarina resultou em quedas de barreiras e inundações em várias cidades do Alto Vale do Itajaí, incluindo Presidente Getúlio, Ibirama e Vitor Meireles. A maior intercorrência ocorreu na BR-470, que foi interditada devido à queda de uma barreira.

Rio do Sul, a maior cidade da região, permanece em estado de alerta monitorando o nível do rio, mas até o momento não enfrentou problemas significativos. Na terça, as comportas das barragens de Taió e Ituporanga foram fechadas após o Rio Itajaí-Açu atingir 4,5 metros em Rio do Sul.

Em Ibirama, a BR-470 foi bloqueada na noite de terça-feira devido à queda de pedras e galhos de árvores. O trecho foi liberado na madrugada de quarta-feira (12) com a ajuda dos Bombeiros Voluntários e da Polícia Rodoviária Federal. Um deslizamento em uma avenida do bairro Dalbérgia também foi atendido pelos socorristas, que trabalharam em apoio à Defesa Civil.

Em Vitor Meireles, ruas foram inundadas pelo rio, impedindo a passagem, mas a situação já foi estabilizada. As autoridades municipais esperam que a chuva perca intensidade ao longo do dia, permitindo que a normalidade seja restabelecida.

Em Presidente Getúlio, os voluntários foram acionados várias vezes devido à chuva. Em uma dessas ocasiões, foi para verificar o desmoronamento de um muro de contenção de pedras e parte de uma calçada que quase atingiu uma casa. Como medida de segurança, a prefeitura cancelou as aulas durante a quarta-feira (12). Cerca de dez pessoas tiveram que evacuar suas residências devido a inundações e buscaram abrigo em casas de parentes.

Em Witmarsum, um motorista de 26 anos ficou ilhado e precisou ser resgatado pelos bombeiros no centro da cidade. Ele tentou atravessar uma ponte inundada e foi arrastado pela correnteza, conseguindo se agarrar a uma árvore até a chegada do socorro. Ele foi liberado sem ferimentos.

Segundo a Defesa Civil do Estado, a chuva mais intensa se concentrará nesta quarta-feira nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. A partir da tarde, a chuva ganhará força novamente, acompanhada de tempestades que começarão no Extremo Oeste e se estenderão para as demais regiões ao longo da noite e da madrugada de quinta-feira (13).

Além das chuvas, são esperados ventos de intensidade moderada a forte. As temperaturas mínimas oscilam entre 10 e 15°C no Alto Vale do Itajaí e entre 15 e 20°C no Médio Vale. As máximas superam 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 16 e 25°C nas demais regiões.


Com informações de NSC Total.