Reprodução/ O Município
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para um declínio acentuado nas temperaturas na região do Vale do Itajaí nesta quinta-feira (13), provocado pela avanço de uma massa de ar frio. Além disso, rajadas de vento de até 85 km/h, ocasionadas pelo ciclone extratropical no estado, podem afetar a região.
A queda brusca das temperaturas, conforme o aviso meteorológico divulgado pelo órgão na noite de quarta (12), será acompanhada por rajadas de vento geradas pelo ciclone.
A variação das temperaturas entre a manhã de quarta-feirabe quinta pode chegar a 17°C em algumas áreas.
Nesta quinta, o ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e mar está deslocando umidade em direção à divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deixando o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Os ventos de oeste, com moderada intensidade, aumentam a sensação de frio no estado.
A previsão para o dia inclui rajadas de vento entre 50km/h e 70 km/h, chegando até 85 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e localidades do Vale. O risco de ocorrências relacionadas aos ventos é classificado como alto a muito alto.
Com a aproximação da massa de ar frio de origem polar, as temperaturas máximas ocorrem pela manhã, com mínimas à noite. Na Serra, há pequena chance de chuva congelada e/ou neve bem isolada entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (14). O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas.
Os fortes ventos também afetam o mar, que fica agitado a grosso em toda a costa de Santa Catarina.
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a seguir as recomendações do órgão para evitar incidentes.