Com medo de ameaças de ataques do "Dia 20", Itapema suspende aulas

Ameaças fazem alusão ao dia em que aconteceu o Massacre de Columbine, nos EUA. A data também é o dia em que nasceu Adolf Hitler

Com medo de ameaças de ataques do "Dia 20", Itapema suspende aulas

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Itapema, 19 de abril de 2023 - A cidade de Itapema, em Santa Catarina, anunciou a suspensão das aulas nesta quinta-feira, dia 20 de abril de 2023, devido aos recentes boatos de ataques a escolas que têm circulado nas redes sociais. A medida, tomada em conjunto pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, visa evitar prejuízos pedagógicos pela ausência de estudantes e possíveis reações impulsionadas pelo medo, que poderiam causar mais transtornos do que soluções.

O objetivo da suspensão das aulas é garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, profissionais e familiares, resguardando-os de situações de ansiedade e medo. A prefeitura destaca que a decisão não é resultado do medo, mas sim uma medida preventiva para garantir a tranquilidade da comunidade escolar em Itapema.

A data de 20 de abril está relacionada à tragédia que ficou conhecida como 'Massacre de Columbine', ocorrida nos Estados Unidos em 1999, além do aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, nascido em 20 de abril de 1889. Os boatos indicam que grupos organizados estariam se preparando para realizar um grande massacre em "comemoração" à data. No entanto, não há confirmações sobre esta informação e a polícia trata o assunto como apenas um boato.

Pais e alunos estão apreensivos com as ameaças de ataques às escolas marcadas para esta quinta-feira (20). Com medo, algumas famílias afirmam que não deixarão os filhos sair de casa. Apesar do temor, unidades de ensino, polícias e autoridades orientam a manter tranquilidade. A segurança foi reforçada e as aulas irão ocorrer normalmente. A Polícia Militar vai colocar todo efetivo na rua para reforçar segurança nesta quinta.

O temor dos pais cresceu nas últimas semanas, quando diversas mensagens circularam nas redes sociais com ameaças de ataque na próxima quinta-feira (20). Em uma delas, uma "lista" indicava escolas onde atos violentos supostamente iriam ocorrer.

Em Canelinha, nos comentários de uma transmissão ao vivo dos nossos parceiros do Portal Olho Vivo Can, mais especificamente durante uma entrevista do repórter Marciano ao prefeito Diogo Maciel, ocorreu uma ameaça de chacina numa escola da cidade.

"Logo vamos fazer um massacre na escola de Canelinha, vou arrancar a cabeça e deixar só o pescoço. Esperem para ver até dia 20 vai acontecer", afirmou o perfil "Menor Mdb". Ele também fez ameaças direcionadas à cidade de São João Batista, alegando que vai "arrancar 25 cabeça" de crianças entre "3 anos e 2 anos pra frente".