Criminosos tentam reestabeler tráfico no Centro de Tijucas, diz PM

Outrora uma das principais "bocas" do Litoral Norte de SC, o Casarão, bem no Centro de Tijucas, permanece com o clima de insegurança pela presença de traficantes tentando retomar o crime organizado na região

Criminosos tentam reestabeler tráfico no Centro de Tijucas, diz PM

Reprodução / Arquivo PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em 2016, Tijucas teve a maior operação policial de sua história. Mais de 200 militares invadiram o Jardim Progresso, um dos bairros considerados, à época, como um dos mais perigosos de Santa Catarina.

A criminalidade era tanta que em 2014 Tijucas foi considerado a 4ª cidade mais violenta de SC. Bandidos fortemente armados, população expulsa de suas residências, tráfico de drogas em plena luz do dia, no meio da rua.

Passados vários anos após operações que desmantelaram o tráfico no Jardim Progresso e no Casarão, em Tijucas, a Polícia Militar acredita que meliantes em saída temporária e outros também beneficiados com liberdade condicional após atingirem o tempo mínimo de prisão estipulado em suas condenações estejam tentando, agora, retomar o controle do crime organizado na localidade.

Segundo Eder Jaciel, comandante do Batalhão de Itapema, que também foi responsável há anos atrás pelas operações no então conhecido “Sem Terra” e no Casarão, as ações de inteligência seguem mobilizadas para coibir o crime organizado na região.

“A PM sempre fica atenta ao bairro considerando o histórico passado de grande volumes de tráfico de drogas e a gente está preocupado, evidentemente, para que não ocorra o que acontecia no passado. Os traficantes estão atuando no mesmo “modus operandi” de antigamente, com armas no meio da rua, sem nenhum pudor”, detalha o comandante.

Na noite deste domingo, 05 de março de 2023, por volta das 21h19, uma equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 2ª Companhia, composta pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e a Viatura (VTR) 3107, foi acionada para atender a uma denúncia de tráfico de drogas na Rua Alvina Simas Reis, no bairro localizado na periferia da cidade.

Segundo informações da guarnição, o suspeito, identificado como G.A.L. e morador do conhecido "Casarão", estaria armazenando uma grande quantidade de entorpecentes e efetuando o comércio ilícito na região.

Ao chegar em frente à casa do suspeito, a equipe policial avistou G.A.L. saindo do local com um grande pacote de cor branca nas mãos. Ao ser dado ordem de parada, o indivíduo não acatou as ordens e fugiu, pulando muros de residências próximas.

No entanto, o suspeito acabou deixando o pacote cair no chão, que foi recolhido pela equipe e constatado que havia uma quantidade de 455,5 gramas de cocaína embalada em quatro porções grandes. De acordo com a polícia, o valor da droga após ser fracionada e vendida seria de aproximadamente R$ 24.000,00.

Diante dos fatos, a equipe apreendeu a droga e lavrou o respectivo boletim de ocorrência por tráfico de drogas. O suspeito, G.A.L., ainda não foi localizado.