El Niño provoca bagunça meteorológica em SC em novembro

Meteorologistas alertam para mudanças climáticas e condições atmosféricas influenciadas pelo fenômeno

El Niño provoca bagunça meteorológica em SC em novembro

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina, estado já atingido por temporais em outubro, deve enfrentar volumes de chuva acima da média em novembro, de acordo com meteorologistas. Influenciado pelo pico do fenômeno El Niño, o último trimestre do ano promete alterações climáticas significativas.

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri, prevê que a média mensal de chuvas varie entre 130 a 180 mm, embora esse número possa ser ultrapassado devido ao El Niño.

Em outubro, a quantidade de chuva no Oeste catarinense chegou a ultrapassar os 400mm, superando a previsão inicial de até 250mm. "A tendência é não chover tanto, mas mesmo assim vai ter chuvas com totais mais elevados," disse Marilene de Lima.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento do Oceano Pacífico próximo ao Peru e afeta o padrão de chuvas no Sul do Brasil. Dependendo da intensidade do aquecimento, o fenômeno é classificado em categorias diferentes. Este ano, o El Niño demonstra ser um fenômeno "forte", com águas 3ºC mais quentes do que o normal em outubro.

A atuação do fenômeno não deve se limitar apenas ao último trimestre do ano, e pode se estender até julho do próximo ano. "Até lá, todos os meses estarão com chuvas acima da média," reitera a meteorologista.

No entanto, as temperaturas não deverão subir significativamente em novembro, devido à presença de dias mais nublados e chuvas frequentes. Também são esperados episódios de frio, com temperaturas próximas a 0°C e possibilidade de formação de geada no Planalto Sul.

Já as condições para ocorrência de ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil serão reduzidas no último trimestre, embora os primeiros dias de novembro ainda possam presenciar a passagem de um ciclone extratropical e de uma frente fria pelo estado.