Ex-prefeito de cidade de SC é condenado a 30 anos de prisão por mandar matar advogado

O crime ocorreu em agosto de 2018 em Guaraciaba, no Oeste do estado

Ex-prefeito de cidade de SC é condenado a 30 anos de prisão por mandar matar advogado

Reprodução/ O Município

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O ex-prefeito de Xaxim, Cezar Gastão Fonini, foi condenado a 30 anos de reclusão em regime inicial fechado por ser o mandante do assassinato do advogado Joacir Montagna. O crime ocorreu em agosto de 2018 em Guaraciaba, no Oeste de Santa Catarina.

O Tribunal de Justiça também determinou que o réu pague R$ 500 mil à família da vítima pelo dano moral sofrido. Já a esposa e ex-vereadora, Maria de Lourdes Fonini, foi absolvida. O Tribunal de Justiça entendeu que Cezar praticou um homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em 2018, Cezar, que estava preso em Chapecó, decidiu mandar matar Joacir, que atuava como procurador da outra parte em um processo cível em que o réu se sentiu prejudicado financeiramente.

Para colocar o crime em prática, um homem foi contratado e passou a coordenar a ação para matar o advogado. Para isso, contratou um terceiro para execução do homicídio, prometendo pagamento e o fornecimento da arma de fogo. Esse terceiro contatou mais dois homens para executar o crime.

Na manhã do dia 13 de agosto de 2018, os três homens foram até o escritório de advocacia da vítima, no Centro de Guaraciaba. No local, um deles entrou no estabelecimento, rendeu o advogado e o matou com um disparo de arma de fogo na cabeça.

Os responsáveis pela execução do homicídio já foram condenados pelo crime em 2019. Cezar pode recorrer da sentença, mas foi negado o direito de recorrer em liberdade. O caso reforça a importância da justiça ser feita e dos responsáveis por crimes serem punidos, para que a sociedade possa viver em um ambiente mais justo e seguro.