EXCLUSIVO: Guerra de facções ‘explode’ em cidade de SC com seis assassinatos em 10 dias

Três pessoas foram mortas nesta madrugada de domingo. Outros três assassinatos ocorreram nos últimos 10 dias.

EXCLUSIVO: Guerra de facções ‘explode’ em cidade de SC com seis assassinatos em 10 dias

Exclusivo / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Foram três mortos apenas nesta madrugada de domingo, 7 de janeiro de 2024. Uma coincidência trágica: por sorte, uma das vítimas das graves ocorrências que estão sendo registradas no Litoral Norte de Santa Catarina sobreviveu. Caso contrário, seriam 7 mortos até este dia 7.

O ano apenas começou, mas a escalada na violência assusta a população de Navegantes. Pelo menos dois dos crimes tem relação direta com possível guerra de facções. A situação já era alertada nos bastidores da segurança pública catarinense desde meados de 2022, sobretudo em Florianópolis, com intensos confrontos entre o PCC e o PGC.

As facções de SC e SP dividem pontos de venda de drogas e, mais recentemente, a exportação de narcóticos para outros países ganhou espaço com o crescimento de alas na facção catarinense com foco no narcotráfico internacional.

Nesta fatídica madrugada de domingo, foram três execuções na Rua Vereador José Frederico de Souza. As guarnições se depararam com os masculinos caídos, todos com ferimentos de arma de fogo.


As vítimas foram identificadas como sendo Italo Henrique Félix, Lucas da Silva e Anderson do Monte. Nenhuma testemunha. Nenhuma pista sobre os autores. Nenhuma câmera de segurança. Apenas um relato, sobre um dos envolvidos: estava de balaclava e roupa escura.

Familiares revelaram que um dos envolvidos, Lucas, teria passagens policiais no estado do Pernambuco. Os demais não se pronunciaram e a PM não divulgou a informação. Todavia, alegaram que todos os três eram usuários de maconha.

Nessa mesma madrugada, outra tentativa de homicídio foi registrada, desta vez na Rua Alzira de Gertrudes de Souza. A vítima, Laércio de Jesus Costa, foi encontrada caída na área de uma residência no "Beco Francisco Sevilha". Ele não quis passar informações sobre os autores.

Testemunhas relataram que a vítima chegou até o local após ser atingido por disparo de arma de fogo. Foi possível ver inicialmente que um disparo havia atingido a sua barriga. Ele foi levado pelos bombeiros para o hospital.

Durante atendimento da ocorrência, a guarnição percebeu que os autores estavam no hospital com ferimentos e deu voz de prisão aos dois suspeitos.

Outro (e principal) caso gravíssimo foi registrado há alguns dias, mais precisamente no dia 29 de dezembro, às vésperas do Ano Novo. Assassinato bárbaro de dois homens dentro de um bar em Navegantes, quando assassinos desceram de um carro e, encapuzados, entraram no estabelecimento, deixando um rastro de sangue e crueldade.


A Polícia Militar confirmou que as duas vítimas tinham 27 e 39 anos, ambos com antecedentes criminais. Um deles seria membro de facção criminosa e saiu da prisão em junho de 2023. As execuções aconteceram há menos de dez dias, no bairro Machados.

Os registros mostram que, inicialmente, um dos assassinos desce do carro já com a arma apontada para dentro do estabelecimento, onde estavam várias pessoas. Em seguida, começa a disparar em um dos homens que cai no chão.

Logo depois, o segundo criminoso sai do veículo e atira na outra vítima, que estava do lado de fora do bar.

Também nesta semana, mais precisamente na quinta-feira, enquanto moradores reclamam do aumento da população de rua em Santa Catarina, um homem de 40 anos foi morto a golpes de facão durante uma briga com outro andarilho. Durante o confronto, o agressor teria sacado um facão e atingido a vítima com diversos golpes, levando-a a óbito no local devido à gravidade dos ferimentos.

As autoridades estão em alerta e levantam questionamentos sobre os motivos que provocam a escalada da violência em terras catarinenses.