“Fake news” sobre homem linchado até a morte era notícia falsa

Polícia descarta fake news em caso de homem espancado

“Fake news” sobre homem linchado até a morte era notícia falsa

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na quinta-feira (11), a polícia iniciou uma nova linha de investigação no caso do espancamento de Osil Vicente Guedes. Anteriormente, as investigações apontavam para o crime motivado por fake news sobre roubo, mas agora a Polícia Civil do Guarujá acredita que o crime possa ter sido motivado por questões passionais.

De acordo com o delegado Rubens Eduardo Barazal, as novas evidências descartam a hipótese de motivação por fake news. Ele informou que muito provavelmente o crime ocorreu devido a problemas no relacionamento que Osil tinha com sua ex-namorada, e um ex-cunhado dela está entre os agressores.

Três suspeitos de espancar o empresário já foram identificados pela polícia, sendo que um deles teve a prisão preventiva decretada e a segunda está em análise. A prisão do terceiro suspeito, que foi recentemente identificado, deverá ser solicitada em breve.

O delegado relatou que houve uma primeira agressão a Osil quando ele foi até a casa de sua ex-namorada, um ou dois dias antes do espancamento. Segundo o relato, ele invadiu a clínica dela, que é psicóloga, e cometeu agressões e danos materiais. Ao sair do local, ele sofreu o primeiro espancamento.

O caso envolveu três fases de investigação. A primeira fase tratou da questão das fake news sobre o roubo da motocicleta. A segunda fase consistiu na identificação direta dos autores com base nas evidências do crime. Já a terceira fase descartou a motivação anterior e concentrou-se no conflito com a ex-namorada.

O irmão de Osil procurou a polícia na segunda-feira (8) para informar que a vítima já havia sido agredida a mando da ex-mulher.

Segundo informações do g1, a agressão anterior ocorreu um dia antes do falecimento do empresário, que era dono de uma empresa de reciclagem. O proprietário da motocicleta chegou a afirmar que havia emprestado o veículo para a vítima.

O depoimento foi realizado no 2º Distrito Policial de Guarujá. O irmão teve acesso ao celular de Osil e descobriu sobre uma briga com a esposa, tendo acesso a um áudio informando que a vítima havia sido agredida a mando da mulher, o que foi o motivo da última briga entre a psicóloga e Osil. 

No caso em questão, Osil foi agredido por pessoas desconhecidas na rua, que o acusaram de ter roubado uma motocicleta. Testemunhas informaram à polícia que as agressões começaram após alguém gritar "pega ladrão". O ataque foi registrado em vídeo e ganhou repercussão nas redes sociais no último fim de semana