Família de SC é atacada por enxame de abelhas e homem leva 450 ferroadas

Dois cachorros da família morreram. O incidente foi registrado na tarde do último sábado (8)

Família de SC é atacada por enxame de abelhas e homem leva 450 ferroadas

Foto: Joyce Gabrielle/Arquivo pessoal

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em Palhoça, oito pessoas da mesma família foram vítimas de um ataque de abelhas africanizadas, resultando na internação de um adulto e na morte de dois cachorros. A ocorrência foi registrada por volta das 12h de sábado (8), no bairro Morretes, após um vizinho perturbar o enxame ao cortar o gramado.

Segundo informações, Júlio César, de 29 anos, foi o mais afetado pelo ataque, recebendo cerca de 450 ferroadas, o que resultou em sua hospitalização. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para controlar a situação.

Durante o ataque, além de Júlio, mais três adultos e três crianças foram feridos, porém, de maneira menos grave. Júlio buscou abrigo na casa de sua irmã, Joyce Gabrielle, que conseguiu escapar ilesa junto à sua mãe.

Infelizmente, os cachorros da família, Duck e Thor, não resistiram e morreram ainda no local em decorrência das picadas. Após a situação controlada, o CBMSC capturou as abelhas remanescentes no local.

Com ajuda de uma vizinha veterinária, Júlio recebeu os primeiros socorros e conseguiu se recuperar, recebendo alta no dia seguinte. 

COMO REAGIR A ATAQUES DE ABELHAS

Enfrentar um ataque de abelhas pode ser uma experiência assustadora, mas saber como reagir pode ser fundamental para a sua segurança. Aqui estão algumas orientações que podem ajudar a proteger-se:

1. Mantenha a calma: O pânico pode piorar a situação. É importante lembrar que as abelhas geralmente só atacam se se sentirem ameaçadas. Evite movimentos bruscos e barulhos altos.

2. Afaste-se rapidamente: Se perceber que um enxame de abelhas está se aproximando, o melhor a fazer é se distanciar rapidamente, mas sem correr descontroladamente. Corra em linha reta e procure um abrigo fechado, como um carro ou um edifício.

3. Proteja seu rosto e pescoço: Se estiver sendo atacado, cubra seu rosto e pescoço com as mãos ou uma peça de roupa. As abelhas tendem a atacar as partes expostas do corpo e uma picada nessas áreas pode ser particularmente perigosa.

4. Não tente matar as abelhas: Ao contrário da crença popular, matar uma abelha pode agravar a situação. As abelhas liberam um feromônio quando morrem que pode atrair mais abelhas para o local.

5. Procure atendimento médico: Após um ataque de abelhas, mesmo que você não seja alérgico, é importante procurar atendimento médico. Remova os ferrões com cuidado, sem apertá-los, para evitar a liberação de mais veneno, e lave a área afetada com água e sabão.

6. Se for alérgico, busque ajuda imediatamente: Se você sabe que é alérgico a picadas de abelha, busque ajuda médica imediatamente após uma picada. Tenha sempre à mão um kit de emergência para alergias, caso você seja propenso a ter uma reação anafilática.

Por fim, lembre-se que a melhor maneira de evitar um ataque de abelhas é manter-se distante das colmeias e não perturbar esses insetos. Eles desempenham um papel crucial no ecossistema e geralmente não são agressivos a menos que se sintam ameaçados.