Fumaça de queimadas na Amazônia afeta qualidade do ar em Santa Catarina

Monitoramento de imagens de satélite distingue fumaça de nebulosidade e nevoeiros nas regiões catarinenses.

Fumaça de queimadas na Amazônia afeta qualidade do ar em Santa Catarina

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta sexta-feira (16), o estado de Santa Catarina amanheceu com o céu esbranquiçado, resultado da presença de fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e no Brasil Central. 

Embora a fumaça tenha sido o principal fator, é importante distinguir esse fenômeno de outros que também afetam a visibilidade. Imagens de satélite ajudaram a diferenciar a presença de fumaça de nebulosidade e nevoeiros. 

Enquanto o oeste de Santa Catarina registrou maior cobertura de nuvens, o Alto Vale do Itajaí e o Litoral Norte foram afetados por nevoeiros. Nos Planaltos e nas demais regiões litorâneas, onde a nebulosidade era menor, a fumaça se mostrou mais evidente.

Diante dessas condições, autoridades recomendam a ingestão de água em abundância e atenção a possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar e irritação nos olhos.

Essas recomendações são especialmente direcionadas às populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.