Golfinho com marcas de agressão humana é encontrado morto em praia

O animal apresentava marcas de interação com redes de pesca e perfurações possivelmente causadas por ação humana

Golfinho com marcas de agressão humana é encontrado morto em praia

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

 Um golfinho fêmea juvenil da espécie nariz-de-garrafa foi encontrado morto na areia de uma das praias de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso, registrado em novembro de 2023, ganhou destaque neste mês após ser divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). 

O animal, com 1,8 metro de comprimento e pesando cerca de 80 quilogramas, apresentava marcas de interação com redes de pesca e perfurações possivelmente causadas por ação humana.

Equipes do PMP-BS, vinculado à Univille, realizaram exames macroscópicos e coletaram amostras biológicas do golfinho para análises detalhadas, incluindo histopatologia, idade e conteúdo estomacal. A carcaça, já em início de decomposição, apresentava marcas de emalhe na mandíbula e ventre, além de uma perfuração de aproximadamente 4 centímetros de largura na região ventral do tórax, indicativa de agressão humana.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é um projeto regional, parte dos processos de licenciamento ambiental da Petrobras na Bacia de Santos. Coordenado pela CGMAC da DILIC e pelo IBAMA, o projeto abrange uma extensa área litorânea de mais de 1.500 km nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Sob a coordenação da Univille, o projeto atua nos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.