Homem abandona cachorrinhos para morrer em Tijucas e acaba preso

No último sábado (4), o homem abandonou nove filhotes embaixo da ponte, sendo que três morreram. Nesta segunda (6), ele foi preso

Homem abandona cachorrinhos para morrer em Tijucas e acaba preso

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma ocorrência de abandono de animais em Tijucas terminou na prisão de um homem na manhã desta segunda-feira (6). O caso começou no último sábado (4), quando nove filhotes de cachorro foram encontrados em uma caixa de papelão em condições precárias sob a ponte da BR-101, próximo a uma loja de imóveis. Três dos filhotes, infelizmente, não sobreviveram devido à falta de cuidados adequados.

Após denúncias e uma investigação rápida, o responsável pelo ato foi identificado neste domingo (5). A ação de resgate foi liderada pelo suplente de vereador e Diretor de Proteção e Bem-Estar Animal, Júlio César Bucoski, juntamente com a Grupo de Operações e Resgates (GOR) e um grupo de voluntários Anjinhos Peludos.

Nesta segunda, eles se dirigiram à residência do suspeito, onde este, sob visível nervosismo, conforme relatos, teria admitido ter abandonado os filhotes de sua cadela, alegando dificuldades para encontrar lares para eles.

Os filhotes, com cerca de dez dias de vida, enfrentaram uma situação de extrema vulnerabilidade. A Polícia Militar foi acionada após a confissão do homem e o conduziu à delegacia da cidade para as providências legais. A cadela mãe dos filhotes também foi resgatada e está agora cuidando dos sobreviventes em um lar temporário, assegurando-lhes o suporte necessário.

Júlio tem combatido de frente os maus-tratos aos animais de Tijucas. Há alguns meses, após a morte de mais um cachorro em Tijucas em decorrência desse crime, ele resolveu adotar medidas drásticas.

Além de todo o trabalho realizado para conscientização, castrações através de mutirões itinerantes para diminuir a população de animais de rua nos bairros da cidade, agora Júlio também vai atuar criminalmente contra os maus-tratos.

“Conversei com a Polícia Civil e, com a ajuda dos delegados de Tijucas, iremos representar e investigar as denúncias na cidade. (...) Uma mulher que morava aqui simplesmente decidiu se mudar e abandonou cachorro e gato como se fossem lixo”, desabafou Júlio na época. 

Outros casos, como a morte de um cachorrinho em decorrência de abandono e maus-tratos, também são frequentemente registrados no município. “Isso tem que acabar e só podemos combater através de medidas duras e eficazes”, afirmou Júlio.

O vereador Maickon Campos Sgrott, entusiasta da causa e idealizador da criação da Diretoria de Bem-Estar Animal em Tijucas, afirma que também serão adotadas medidas para multar quem comete estes crimes.

“Várias cidades catarinenses já possuem leis que fazem doer no bolso de quem maltrata ou abandona cães, gatos e outros animais. Vamos protocolar o projeto de lei na Câmara de Vereadores e contamos com o apoio da população para que o Júlio siga seu excelente trabalho, atuando e fiscalizando diariamente”, explica Maickon.