Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Um episódio de afogamento gravíssimo marcou a tarde deste domingo, 4 de fevereiro, na Praia das Vieiras, em Porto Belo, desencadeando uma verdadeira corrida contra o tempo e um despliegue de solidariedade e profissionalismo por parte das equipes de resgate.
O alarme foi soado às 15:47, quando a Central de Operação do Corpo de Bombeiro Militar (COBOM) recebeu a notificação de um homem, identificado como M.A.P., de 27 anos, desaparecido nas águas.
Ao chegarem à Praia das Vieiras, os socorristas encontraram M.A.P. já na areia, resgatado do mar por populares corajosos. A condição do jovem era gravemente preocupante: afogamento grau 6, caracterizado por uma série de sintomas alarmantes como espuma na boca e nariz, cianose e uma parada cardiorrespiratória que exigia ação imediata.
Iniciaram-se, então, as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), com a equipe de resgate se empenhando arduamente para reverter a situação crítica.
O esforço foi intensificado com a chegada dos guarda-vidas de Itapema, que se juntaram à operação, aplicando sua expertise na tentativa de salvar a vida de M.A.P.
O quadro ganhou um elemento de esperança com a chegada da equipe avançada do SAMU e a aterrissagem do helicóptero Águia da Polícia Militar, simbolizando a união de forças em prol de uma vida. Após aproximadamente 50 minutos de um trabalho de resgate cooperativo e ininterrupto, a equipe alcançou um resultado que muitos poderiam considerar milagroso: a restauração dos sinais vitais de M.A.P.
Após o tenso e desafiador resgate, M.A.P. foi transportado ao hospital Ruth Cardoso pelo helicóptero Águia, onde os cuidados médicos necessários seriam providenciados.