Idoso xinga homem de "macaco, vagabundo e preto" ao vê-lo de bike na calçada

Idoso de 83 anos foi preso e ainda teria ofendido novamente a vítima em frente aos policiais

Idoso xinga homem de "macaco, vagabundo e preto" ao vê-lo de bike na calçada

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde desta terça-feira (27), um caso de racismo foi registrado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro das Nações, em Timbó. Um homem de 35 anos foi xingado de "“macaco, vagabundo e preto” por um idoso de 83 anos, que foi detido pela Polícia Militar.

Segundo relato da vítima à Polícia Militar, o idoso teria o empurrado e proferido insultos racistas, incluindo referências pejorativas à cor de sua pele e sugestões de que ele deveria "voltar para o Norte", alegadamente seu lugar de origem. O agressor também teria lançado um cesto cheio de mato contra o homem.

De acordo com a versão do idoso aos policiais, o incidente teria ocorrido porque a vítima estava andando de bicicleta na calçada.

No entanto, durante a elaboração do boletim de ocorrência, os agentes testemunharam o idoso repetindo os insultos racistas e ameaçando a vítima caso ela voltasse a andar de bicicleta na calçada.

O idoso foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O crime de racismo, previsto na Lei nº 7.716/89, é inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão de um a três anos e multa.