Investigação aponta maus-tratos a cães em centro de adestramento

Maus-tratos resultaram na morte de dois animais em Palhoça. Polícia Civil indicia responsáveis por negligência

Investigação aponta maus-tratos a cães em centro de adestramento

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em Palhoça, Santa Catarina, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), encerrou uma investigação sobre maus-tratos contra cães que resultou na morte de dois animais. Os casos ocorreram em um centro de adestramento localizado no bairro Bela Vista, onde os animais estavam sob a responsabilidade de adestradores. 

Entre as vítimas, estão "Jack", um cão da raça Pug, e "Mel", uma cachorra da raça Spitz Alemão, que morreram após serem deixados em caixas de transporte inadequadas, sem água, em um dia de calor intenso e em um ambiente fechado.

A operação que levou à conclusão deste inquérito contou com a participação da Diretoria de Bem-Estar Animal – DIBEA de Palhoça, que ajudou no resgate dos demais animais encontrados na propriedade. Alguns estavam confinados em caixas de transporte pequenas para seu porte, enquanto outros estavam em um pátio extremamente sujo. Os responsáveis pelo local alegaram que a morte do Pug foi um incidente isolado, no entanto, a investigação revelou a morte de Mel sob circunstâncias similares.

Diante dos fatos, os animais foram imediatamente devolvidos aos seus donos, e os acusados foram indiciados por maus-tratos qualificado contra cães, delito que, ao final do procedimento, pode resultar em mais de cinco anos de prisão, além de multa para os responsáveis.

A Polícia Civil de Santa Catarina enfatiza a necessidade dos tutores de animais de estarem atentos aos locais onde deixam seus pets, recomendando que busquem sempre por profissionais e estabelecimentos devidamente credenciados junto aos órgãos competentes, garantindo assim o bem-estar dos animais.