Itajaí veta projeto de lei com proposta de instalação de detectores de metais em escolas

Prefeitura alega que PL geraria custos não previstos e atribuições adicionais ao município, configurando um vício de iniciativa

Itajaí veta projeto de lei com proposta de instalação de detectores de metais em escolas

Escolas no estado, como no município de Chapecó, já aderiram à iniciativa. Foto: Reprodução/ Internet

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O projeto de lei n° 39/2023, que propunha a instalação de detectores de metais em escolas e creches de Itajaí, foi vetado pela prefeitura local, através da Procuradoria-Geral. O veto se deu em virtude da inconstitucionalidade da proposta, que geraria custos não previstos e atribuições adicionais ao município, configurando um vício de iniciativa.

A proposta da Câmara Municipal de Vereadores visava tornar obrigatória a instalação dos equipamentos em todas as instituições de ensino públicas e privadas da cidade. No entanto, conforme a prefeitura, tal medida, além de implicar em um gasto não planejado, exigiria a contratação de mais funcionários para monitorar os alunos durante a passagem pelos detectores.

A questão legal também foi apontada como problemática. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é criminoso submeter crianças e adolescentes a situações constrangedoras. Assim, qualquer inspeção do tipo só poderia ocorrer na presença dos pais ou responsáveis, complicando a execução e a viabilidade do processo.

Outro desafio seria a necessidade de ajustar os horários de entrada dos estudantes para acomodar o tempo extra requerido pela verificação do detector de metais.

Ao se deparar com o projeto de lei, a prefeitura sugeriu ao vereador Adriano Klawa (PSL), autor da proposta, que houvesse uma colaboração com o Executivo para buscar alternativas viáveis à medida. Uma das sugestões foi a instalação de um detector de metais em uma escola-piloto para avaliar a potencialidade de implementação em outras unidades, considerando todas as questões legais e logísticas envolvidas.