Jovem diz ter sido vítima de racismo em Florianópolis: "tô com medo de ficar surdo"

Em nota, a balada afirmou: "Nosso compromisso com a justiça e com um ambiente seguro e acolhedor é inabalável. Este incidente será investigado minuciosamente e tomaremos as medidas apropriadas para garantir que algo assim nunca mais ocorra".

Jovem diz ter sido vítima de racismo em Florianópolis: "tô com medo de ficar surdo"

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Dreds Shoock, cantor de trap natural do Rio de Janeiro, está denunciando que sofreu racismo após se envolver numa briga em um bar de Florianópolis, chamado Bierteca, neste sábado (13). Ele afirma que estava discutindo com um homem e o segurança o retirou do local de forma desrespeitosa. Depois de muita discussão e ameaça de ambas as partes, o artista conta que o profissional teria lhe dado uma garrafada atrás da orelha. “Podia ter me deixado surdo”.

Em um texto que compartilhou, o artista menciona que poderia até ter morrido por causa da indignação que sentiu.

D-Shoock, como também é conhecido, compartilhou toda a situação através de uma série de vídeos nas redes sociais. O artista conta que tudo começou com uma discussão entre ele e outro rapaz, mas que apenas queria “dar o papo”, pois o “mano estava errado”. Ele não esclarece a motivação inicial do desentendimento entre os dois, mas afirma que é “homem e que admite o que faz”.

Em certo ponto, D-Shoock afirma que, após circulá-lo inúmeras vezes, o segurança se envolveu na situação e o retirou do estabelecimento, fazendo questão de chamá-lo de desrespeitoso, dada a maneira que o mesmo fez isso.

“E o tempo todo o segurança ali me rodeando e eu falando pra ele: ‘mano, pode ficar tranquilo que nós só vai conversar, eu não vou desrespeitar teu trabalho, tá ligado?’ (…) O segurança do nada botou o dedo na minha cara, tá ligado? E já começou a me empurrar, eu falei: ‘mano, eu não te desrespeitei, você tá me desrespeitando?’”, contou.

Em seguida, D-Shoock afirma que “perdeu a cabeça” e questionou o porquê dele estar agindo daquela forma, pontuando que “não gosta de levar desaforo para casa”. O artista afirma que o segurança, neste momento, ameaçou agredi-lo.

“Ele me empurrou, me jogou para fora da casa, aí apontou o dedo na minha cara de novo falando que ia me pegar, tá ligado?”, compartilhou, destacando que, depois disso, “entrou de louco” no local, pulando o portão e dando de cara com o segurança, que também já havia entrado.

Neste momento, o artista conta que provocou o segurança, questionando: “não falou que ia me pegar? Não está me ameaçando? Então me pega aqui agora”. D-Shoock afirma que o homem tentou lhe dar um soco, mas que ele conseguiu se defender e o derrubou.

Durante o impasse, D-Shoock relata que o segurança teria o ameaçado com uma barra de ferro, mas ao perceber que a atitude não seria a melhor, “saiu correndo”. E o artista foi atrás. Foi então que o segurança teria lhe agredido com a garrafa, cortando a parte de trás de sua orelha.

Durante o desabafo, o artista afirma que queria fazer um boletim de ocorrência, mas que “pessoas o contaram que o profissional é preconceituoso” e que “ele teria relações com autoridades”, dando a entender que a atitude do segurança foi racista.

D-Shoock relata que está ouvindo apenas ruídos na orelha atingida. Até a noite deste domingo (14), ele compartilhou que ainda não tinha conseguido o atendimento de um otorrinolaringologista e que sentia muita dor devido ao golpe. 

Além disso, o artista, que estava organizando com a gerência de cantar no local, levantou um movimento para tentar derrubar a página do estabelecimento nas suas redes sociais.

Já o bar emitiu a seguinte nota:

“Em relação ao lamentável incidente ocorrido na Bierteca ontem à noite, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes. Nosso principal objetivo desde o momento em que tomamos conhecimento do ocorrido tem sido oferecer todo o suporte necessário ao D-Shoock, que foi agredido por um de nossos seguranças. Ele não merecia de forma alguma passar por essa situação, e estamos profundamente consternados. Assim que soubemos do ocorrido, o segurança (contratado de empresa terceirizada) envolvido foi afastado imediatamente de suas funções enquanto conduzimos uma investigação completa e rigorosa sobre o incidente. Nós, da equipe Bierteca, queremos deixar claro que em nossa casa não há tolerância para qualquer forma de racismo ou violência.

No entanto, gostaríamos de esclarecer que, nas primeiras horas após o incidente, nossa prioridade foi entender o que aconteceu e entrar em contato com o D-Shoock para oferecer todo o apoio e solidariedade possível. Por esse motivo, não respondemos imediatamente a comentários e mensagens nas redes sociais. Buscamos o contato com o D-Shoock, e respeitamos plenamente sua decisão de preferir discutir o assunto através de seu advogado. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte e cooperação necessários para que ele se sinta apoiado e confortável durante esse processo. Nosso compromisso com a justiça e com um ambiente seguro e acolhedor é inabalável. Este incidente será investigado minuciosamente e tomaremos as medidas apropriadas para garantir que algo assim nunca mais ocorra.

Agradecemos a compreensão de todos neste momento delicado e nos comprometemos a manter todos informados sobre as ações que tomaremos para esse lamentável incidente”