Reprodução/ g1
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Murilo Lopes Santos, um jovem de 26 anos do Paraná, perdeu a vida durante um confronto na guerra da Ucrânia na cidade de Zaporizhzhia.
A informação foi confirmada por sua família ao g1. Murilo havia se alistado voluntariamente às forças ucranianas, chegando ao país em 3 de novembro de 2022.
Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, relatou que o filho decidiu se alistar devido à sua convicção em defender a Ucrânia após a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022. “Ele dizia que era covardia o que fizeram com a Ucrânia e queria defendê-la”, contou Rosângela.
Antes de se alistar na Ucrânia, Murilo serviu ao Exército Brasileiro por um ano e meio em sua cidade natal, Castro, no Paraná. Ele sempre sonhou em seguir carreira militar. Durante suas conversas com a mãe, Murilo afirmava que não pretendia retornar ao Brasil, pois escolheu a Ucrânia para viver.
A morte de Murilo foi comunicada à família na sexta-feira (5), por um colega de combate que enviou uma mensagem ao pai do jovem.
Rosângela contou que a última conversa com o filho foi na terça-feira (2), antes de ele partir para uma nova missão. Esta é a segunda morte de um paranaense na guerra; outro brasileiro veio a óbito em agosto de 2023.