Megaoperação policial desmantela organização criminosa com ações em SC

Rede de tráfico usava caminhões frigoríficos com fundos falsos para transportar entorpecentes entre vários estados. Balneário Camboriú e Camboriú estão entre as cidades investigadas

Megaoperação policial desmantela organização criminosa com ações em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Civil do Paraná, em conjunto com o Ministério Público do estado, deflagrou uma extensa operação para cumprir 101 ordens judiciais com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As ações ocorrem em várias cidades, incluindo Balneário Camboriú, Camboriú e Içara em Santa Catarina.

A operação foi desencadeada após a descoberta de um método de transporte de drogas utilizando caminhões frigoríficos com fundos falsos, um esquema que operava em vários estados brasileiros. Além das cidades catarinenses, municípios do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e da região nordeste também serão investigados.

A dimensão da operação é significativa, com mandados que incluem 10 prisões preventivas e 45 buscas e apreensões. Também há ordens para o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de imóveis dos suspeitos.

Um dos desdobramentos mais surpreendentes da operação foi o afastamento de um policial civil do estado de São Paulo, suspeito de participar da organização criminosa. As acusações são graves, e as penas podem chegar a um total de 38 anos de reclusão, com um agravante adicional por lavagem de dinheiro que pode adicionar até dez anos de pena.

A investigação começou em março deste ano, quando a Polícia Civil do Paraná e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam cerca de duas toneladas de maconha escondidas em um caminhão frigorífico. Posteriormente, outro caminhão e um bunker sob um chiqueiro de porcos foram descobertos, revelando um complexo esquema de transporte e armazenamento de drogas e munições.