Moradores de Tijucas exigem que loteadoras arrumem buracos: "fingem não ver"

Após mais acidentes serem registrados em buracos de Tijucas, moradores questionam a inércia de algumas loteadoras da cidade: "impossível que só a gente está vendo"

Moradores de Tijucas exigem que loteadoras arrumem buracos: "fingem não ver"

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

"Tá fácil só entregar e a gente que se lasque", desabafou um morador da região da Avenida Pau Brasil, no Bosque da Mata. Na verdade, ele não é morador da Avenida Pau Brasil: a comunidade também está revoltada, pois descobriu que foi modificado o nome da Avenida e, agora, precisarão regularizar toda a documentação.

A Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou a mudança há vários anos, mas só agora, após inúmeras casas estarem construídas e averbadas, ocorreu a mudança.

A principal reclamação dos moradores da localidade é a grande quantidade de buracos. O solo arenoso de Tijucas favorece o surgimento de buracos (e até mesmo crateras) pelas ruas da cidade, isso é fato.

Enquanto as equipes da Secretaria de Obras tentam consertar buracos em trechos antigos da cidade, moradores de novos loteamentos, que ainda estão na ‘garantia’, são surpreendidos com a demora para que sejam tampados. Diversos acidentes estão sendo registrados nestes locais, sobretudo na área aos fundos do “Mata Atlântica”, onde está crescendo uma ‘nova Tijucas’, por conta de grandes loteamentos em execução e outros prestes a serem lançados.

“A gente questiona a Secretaria de Obras e falam que a rua ainda tá na garantia. Os moradores entendem que é responsabilidade da loteadora, mas não dá pra acreditar que o pessoal dessas construtoras não vê esses buracos, estão por aqui quase todo dia, só se não querem ver”, desabafa um munícipe que preferiu não se identificar.

Uma grande quantidade de caçambas, inclusive, está sendo movimentada naquela área. A rótula que dá acesso aos novos loteamentos já foi consertada incontáveis vezes, mas logo em seguida volta a ficar parecendo o solo da ‘Lua’, intransitável. Motoristas precisam se arriscar pela contramão para evitar problemas nos automóveis e motocicletas. Até de bicicleta é ruim.

Na noite deste domingo, mais uma motociclista ficou ferida na antiga “Avenida Pau Brasil”. Ela acabou caindo, justamente, por conta de um buraco.

“Nós estamos colocando madeiras para ver se eles passam e percebem que tem buraco. Ganharam milhões aqui e agora não tem a capacidade de resolver problemas tão simples. Absurdo! Não tem estrutura? Não faz loteamento!”, desabafa, extremamente irritada, uma moradora que quase caiu no mesmo local e já presenciou vários acidentes.

O novo Plano Diretor de Tijucas prevê inúmeras mudanças para a aprovação de loteamentos e, posteriormente, para que o município aceite a entrega quando concluídas as obras. O Jornal Razão promoverá um debate sobre o tema ao vivo, no Facebook do JR. A data será divulgada em breve.