Morte de homem em Canoinhas é investigada por suspeita de leptospirose e hantavirose

Caso foi registrado após enchentes na cidade catarinense; saúde pública faz alertas sobre doenças transmitidas por roedores.

Morte de homem em Canoinhas é investigada por suspeita de leptospirose e hantavirose

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A cidade de Canoinhas, localizada no Norte de Santa Catarina e recentemente atingida por fortes chuvas e enchentes, investiga a morte de um homem de 28 anos.

Há suspeitas de que ele tenha contraído leptospirose, uma doença transmitida por contato com água contaminada, como a de alagamentos. O resultado do exame que confirmará a causa da morte deve ser divulgado ainda nesta semana. A morte ocorreu na quinta-feira (28), e além da leptospirose, também há suspeita de hantavirose, outra doença ligada ao contato com roedores e suas secreções.

Tanto a leptospirose quanto a hantavirose estão relacionadas ao contato com a urina e outras secreções de ratos, frequentemente presentes na água de enchentes. A bactéria que causa essas doenças pode penetrar no corpo por meio de ferimentos ou até mesmo pela pele, quando há exposição à água contaminada. Portanto, o risco de infecção é mais elevado em locais afetados por inundações, como o caso de Canoinhas.

Os sintomas iniciais de ambas as doenças assemelham-se aos de uma gripe intensa, incluindo febre alta, dores de cabeça e dores pelo corpo. Em quadros mais graves, podem ocorrer sintomas como icterícia, sangramentos e dificuldade respiratória.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) está orientando a população das áreas atingidas por alagamentos a evitar o contato com a água, recomendando o uso de luvas, botas e roupas impermeáveis como medida de prevenção. Caso esses equipamentos de proteção não estejam disponíveis, é sugerido o uso de sacos plásticos como uma alternativa para evitar a exposição à água contaminada e, por consequência, a redução do risco de contrair essas doenças graves.