Motorista atropela e mata sete imigrantes nos Estados Unidos

Caso aconteceu menos de 24h depois que um atirador causou oito mortes no Texas

Motorista atropela e mata sete imigrantes nos Estados Unidos

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Sete pessoas foram mortas e até seis ficaram feridas após serem atropeladas por um veículo enquanto esperavam em um ponto de ônibus na cidade de Brownsville, Texas, fora de um abrigo para migrantes, disse a polícia.

O investigador da polícia de Brownsville, Martin Sandoval, disse que o acidente aconteceu por volta das 8h30 do domingo (horário dos EUA).

O diretor do abrigo, Victor Maldonado, do Centro Bishop Enrique San Pedro Ozanam, disse que revisou o vídeo de vigilância do abrigo na manhã de domingo após receber uma ligação sobre o acidente.

O ponto de ônibus fica do outro lado da rua do abrigo e não tem marcação. Não havia banco, e as pessoas que esperavam estavam sentadas ao longo da calçada, disse Maldonado. Ele disse que a maioria das vítimas eram homens venezuelanos.

"Ao que vemos no vídeo é que este SUV, um Range Rover, simplesmente ultrapassou o sinal que estava a cerca de 100 pés de distância e passou pelas pessoas que estavam sentadas no ponto de ônibus", disse Maldonado.

Ele disse que o SUV capotou após subir na calçada e continuou se movendo por cerca de 60 metros. Algumas pessoas que estavam caminhando na calçada cerca de 20 metros do grupo principal também foram atingidas, disse Maldonado.

O abrigo Ozanam é o único abrigo noturno na cidade de Brownsville e gerencia a libertação de milhares de migrantes da custódia federal. Brownsville tem sido há muito tempo um epicentro da migração através da fronteira EUA-México e se tornou um local importante para o fim das restrições fronteiriças conhecidas como Título 42, impostas durante a pandemia.

As autoridades estão investigando se o acidente foi intencional ou um acidente.

A polícia acusou o motorista masculino de condução imprudente, mas disse que isso pode ser agravado.

Eles também estão testando o motorista, que foi detido no local por testemunhas.

Maldonado disse que o centro não recebeu ameaças antes do acidente, mas recebeu depois.

"Eu tive algumas pessoas que vieram até o portão e disseram ao segurança que a razão disso acontecer foi por nossa causa", disse Maldonado.

O abrigo pode acomodar 250 pessoas, mas muitos que chegam saem no mesmo dia. Nas últimas semanas, um aumento nas travessias de fronteira levou a cidade a declarar estado de emergência, enquanto recursos locais, estaduais e federais coordenaram a resposta humanitária.

Embora o abrigo ofereça transporte para os migrantes durante a semana, eles também podem usar o transporte público da cidade.

"Alguns deles estavam a caminho da estação de ônibus, porque estavam a caminho de seus destinos", disse o diretor.

O incidente ocorreu poucas horas depois que nove pessoas morreram em um tiroteio em massa nos arredores de Dallas no sábado.