Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã desta terça-feira (6), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) iniciou a “Operação Abra”, visando desmantelar uma organização criminosa envolvida em furto e roubo de veículos, receptação e lavagem de dinheiro. A ação contou com a participação de policiais rodoviários federais, formando uma força-tarefa para combater o crime organizado.
As ordens judiciais foram executadas em diversas cidades de Santa Catarina, incluindo Criciúma, Araranguá, Içara, Cocal do Sul, Urussanga, Morro da Fumaça, Tubarão, Balneário Camboriú e Joinville. No total, foram cumpridos 44 mandados de busca, resultando na apreensão de vários veículos investigados.
Especialistas em identificação veicular da PRF e da Polícia Científica de SC participaram da operação, realizando a verificação dos veículos, peças e componentes eletrônicos. Auditores Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda também integraram a equipe, responsáveis pela análise da situação tributária dos veículos apreendidos junto ao fisco estadual.
A investigação, que segue em segredo de justiça, teve como foco identificar, prevenir e reprimir as atividades da organização criminosa. A operação foi batizada de “Abra”, em referência à mitologia turca que descreve monstros gananciosos que devoram tudo o que veem e nunca se satisfazem.
O GAECO, uma força-tarefa em Santa Catarina, é composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.