Operação conjunta desmantela rede de tráfico internacional de drogas em porto de Itajaí

Autoridades estão realizando prisões e bloqueando bens em ação que visa desarticular organização criminosa envolvida no transporte de drogas da América do Sul para a Europa

Operação conjunta desmantela rede de tráfico internacional de drogas em porto de Itajaí

Reprodução/ Visor Notícias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Federal e a Receita Federal, juntamente com a Agência da União Europeia para Cooperação Policial, a Secretaria Nacional Antidrogas e a Fiscalía do Paraguai, deflagraram uma operação nesta quinta-feira (30) com o objetivo de desmantelar uma rede de tráfico internacional de drogas da América do Sul para a Europa. Os portos de Itajaí e Rio Grande (RS) eram utilizados pela organização criminosa para o transporte das substâncias.

De acordo com as informações das autoridades, a organização estava vinculada a duas grandes empresas de logística marítima sediadas em Rio Grande (RS) e Itajaí. O proprietário de uma delas foi preso em sua casa em Itajaí nesta manhã, juntamente com outras quatro pessoas na região. O grupo chegou a ser cotado para assumir a gestão do porto de Itajaí em um processo iniciado pelo governo federal em 2022.

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, além de Assunção, no Paraguai. Também estão sendo executados sequestros de 87 imóveis, 173 veículos, uma aeronave, bloqueios de contas bancárias associadas a 147 CPFs e CNPJs, 66 bloqueios de movimentação imobiliária e a proibição de expedição de Guia de Trânsito Animal para quatro investigados. No total, estão sendo executadas 534 ordens judiciais.

Com a realização dessa operação, estima-se que a organização criminosa sofrerá um prejuízo de aproximadamente R$ 3,85 bilhões, valor correspondente às transações ilegais identificadas durante o período de investigação.

As investigações tiveram início em março de 2021, após a Polícia Federal receber informações sobre a apreensão de 316 quilos de cocaína em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020. A droga havia sido enviada a partir do Porto de Rio Grande.