Operação contra o tráfico internacional em SC apreende 100 toneladas de drogas, armas e dinheiro

Operação integrada está realizando 28 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Operação contra o tráfico internacional em SC apreende 100 toneladas de drogas, armas e dinheiro

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal, em conjunto com as polícias Rodoviária Federal e a Militar de Santa Catarina, deflagrou a operação Cartage, visando combater o tráfico transnacional de drogas. A operação inclui a execução de 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão, abrangendo os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além dos mandados de prisão e busca, a Justiça autorizou 15 medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, sequestro de 21 imóveis, apreensão de 39 veículos e bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

Essas ações são fruto de investigações que começaram após a apreensão de 24 toneladas de maconha em 2021, levando a um esforço conjunto de dois anos entre as forças de segurança. Até o momento, essas investigações resultaram na prisão de oito pessoas e na apreensão de aproximadamente 100 toneladas de maconha.

O esquema de tráfico envolvia o transporte da droga para o Brasil pela fronteira entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, sendo posteriormente armazenada na região da Grande Florianópolis. Os envolvidos enfrentam acusações de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

Os mandados estão sendo cumpridos em várias localidades, incluindo cidades em Santa Catarina como Palhoça, São José e Imbituba; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; e Mossoró, no Rio Grande do Norte.