Operação integrada combate crime organizado em Santa Catarina

Operação Maserati IV, deflagrada nesta quinta (1), mobiliza 153 agentes das forças de segurança

Operação integrada combate crime organizado em Santa Catarina

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta quinta-feira (01/02), a “Operação Maserati IV”, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina, foi deflagrada na região oeste de SC. Esta operação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Rodoviária Federal.

A força-tarefa formada por 153 policiais, em 25 viaturas, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades: Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e também em Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná. O objetivo é combater uma organização criminosa que pratica tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro e que busca ampliar a atuação em Santa Catarina.

A PRF atuou nas cidades de Chapecó e em Concórdia. Nesta última, cumpriu mandado de busca e apreensão no bairro Nações, onde foram recolhidos celulares, dinheiro em espécie e pequenas porções de maconha prontas para comercialização. Um homem de 30 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia de Concórdia.

Outras fases da operação Maserati

Na primeira fase, deflagrada em 25 de fevereiro de 2021, foram cumpridas 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e seis Estados. A investigação, iniciada em 2020, revelou conexões em atividades criminosas, pela facção, levando à apreensão de grande quantidade de drogas. Também foi possível, a partir da deflagração, identificar a autoria de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios relevantes às atividades investigativas da Polícia Civil catarinense.

Na segunda fase, ocorrida em 9 de fevereiro de 2023, foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes não só em Santa Catarina, estendendo sua abrangência a 10 Estados da federação.

Já na terceira fase, deflagrada no dia 10 de agosto de 2023, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos eram faccionados que tinham atuação no estado de Santa Catarina

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.